Projeto Bonecas Negras resgata cultura e artesanato em Armação dos Búzios

As artesãs produzem bonecas, colchas de fuxico e roupas para hotelaria e comércio local

A valorização da cultura local é fundamental para que uma cidade possa crescer de forma sustentável. Em Armação dos Búzios, o projeto Bonecas Negras tem promovido, através da confecção de bonecas, o resgate da cultura negra e do artesanato, promovendo geração de renda e fortalecendo o empoderamento feminino.

A iniciativa teve início em 2015 na Associação Remanescentes Quilombolas da Rasa. A ação começou com a artesã Luciana Passos e a guia de turismo Jaqueline Santos, que se uniram pela valorização dos moradores locais.

 “A força da história dos remanescentes de quilombo é muito forte, em especial nos bairros Rasa, José Gonçalves e Baía Formosa, em Búzios. Começamos justamente pelo bairro da Rasa através do resgate de uma antiga tradição Quilombola, que é o batizado de bonecas. Lá fizemos a festa e implantamos a confecção das bonecas. Hoje as artesãs já estão seguindo com as próprias pernas”, destacou Luciana Passos.

Hoje se dedicam ao grupo 20 mulheres, entre elas pescadoras, quilombolas e nativas da cidade, 12 trabalhando na produção e as demais divulgam e buscam recursos e parcerias.

Na direção do projeto estão a presidente Luciana Passos e a vice Léia Quilombola. Além das bonecas, as artesãs também produzem colchas de fuxico e roupas para hotelaria e comércio local. O Projeto Bonecas Negras também possui parceria com a Eletrobrás, que trouxe 11 máquinas de costura industrial.  

Presidente Luciana Passos e a vice Léia Quilombola.

“A parceria com a Eletrobrás foi um divisor de águas no nosso trabalho, pois antes trabalhávamos com máquinas caseiras e não conseguíamos ter uma boa produção. Hoje podemos trabalhar a semana inteira sem nos preocupar com o funcionamento das máquinas”, destacou a presidente do projeto.

A radialista Leyla Falcão também faz parte do grupo e na festa de Ano Novo de 2018, na orla de Araruama, fez a entrega de uma boneca negra do projeto para a cantora Iza.  A cantora, que é uma grande defensora da valorização da cultura negra, recebeu o presente no camarim antes do início do show.

A cantora Iza e a radialista Leyla Falcão.

“Hoje o grupo tem seu trabalho reconhecido no município, região e estado, participando inclusive de feiras nacionais e editais. O projeto trouxe uma grande mudança para cada família envolvida, aumentando a renda e a autoestima dessas mulheres”, explicou Leyla Falcão.

@bonecasnegras

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia