As artesãs produzem bonecas, colchas de fuxico e roupas para hotelaria e comércio local
A valorização da cultura local é fundamental para que uma cidade possa crescer de forma sustentável. Em Armação dos Búzios, o projeto Bonecas Negras tem promovido, através da confecção de bonecas, o resgate da cultura negra e do artesanato, promovendo geração de renda e fortalecendo o empoderamento feminino.
A iniciativa teve início em 2015 na Associação Remanescentes Quilombolas da Rasa. A ação começou com a artesã Luciana Passos e a guia de turismo Jaqueline Santos, que se uniram pela valorização dos moradores locais.
Hoje se dedicam ao grupo 20 mulheres, entre elas pescadoras, quilombolas e nativas da cidade, 12 trabalhando na produção e as demais divulgam e buscam recursos e parcerias.
Na direção do projeto estão a presidente Luciana Passos e a vice Léia Quilombola. Além das bonecas, as artesãs também produzem colchas de fuxico e roupas para hotelaria e comércio local. O Projeto Bonecas Negras também possui parceria com a Eletrobrás, que trouxe 11 máquinas de costura industrial.
A radialista Leyla Falcão também faz parte do grupo e na festa de Ano Novo de 2018, na orla de Araruama, fez a entrega de uma boneca negra do projeto para a cantora Iza. A cantora, que é uma grande defensora da valorização da cultura negra, recebeu o presente no camarim antes do início do show.
@bonecasnegras