Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro

Como estamos em novembro, as férias e época de festas estão chegando, nada melhor que uma dica para turismo, cultura e lazer com muita ciência e conhecimento, portanto apresento o Projeto Geoparque Costões e Lagunas que abrange 18 municípios da Região dos Lagos, indo de Maricá a Carapebus.

            O Projeto Geoparque Costões e Lagunas aborda a evolução geológica da região, é um importante mecanismo de divulgação cientifica e reconhecimento de pontos históricos. O projeto traz num dialogo simples e propõe de forma harmoniosa a junção de ciência, passado e cotidiano.

[…] compreende área com evolução geológica singular envolvendo mais de 2 bilhões de anos de história geológica e afloramentos que podem ser enquadrados em tipologias variadas como, por exemplo, espeleológico, estratigráfico, geomorfológico, hidrogeológico, história da ciência, ígneo, marinho-submarino, paleoambiental, mineralógico, tectono-estrutural, incluindo vestígios arqueológicos e sítios de interesse histórico/cultural.

             Na Região dos Lagos além da existência de sítios arqueológicos e históricos da herança tupinambá e que ‘remetem ao descobrimento do país, à exploração do pau-brasil, à invasão francesa em Cabo Frio e ao caminho dos Jesuítas’, há também registros da ‘passagem de naturalistas como Charles Darwin, príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied e Saint-Hilaire’.

            O projeto se divide em sítios (municípios), e geossítios (locais que representam formação geológica de valor cientifico) que estão organizados por município no site do projeto.

            O projeto que vislumbra o reconhecimento internacional da UNESCO, já possui uma série de atividades importantes para a região, dentre eles: atividades de extensão e curso voltados a profissionais e professores que se interessem pelo tema, exposição Itinerante, Caminhos de Darwin e Caminhos Geológicos, os superferas, podcast terraversa, painéis interpretativos e ainda publicações variadas.

            Existe ainda o Geodia atividade gratuita, organizada para compartilhar informações científicas, turísticas e culturais que visa conscientizar a população sobre a história do planeta, bem como a geodiversidade, biodiversidade e meio ambiente. O Geodia paralisou com a pandemia, porém no site há vários eventos on-line voltados à educação e em breve aguardamos o retorno das atividades.             Portanto fiquemos atentos ao site do projeto geoparquecostoeselagunas.com que, além de todas essas informações, possui uma gama de conhecimento

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia