Whatsapp, Instagram e Facebook voltam depois de quase 7 horas de indisponibilidade
No início da tarde desta segunda-feira (04), os três aplicativos que pertencem ao Facebook apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar. As redes sociais começaram a ser restabelecidas a partir das 19h20, mas ainda apresentavam pequenos problemas para alguns internautas
Através da conta oficial no Twitter, o Facebook confirmou ser uma queda global. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, comunicou a empresa.
A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas.
Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.