O novo Ensino Médio deve ser implantado nas unidades escolares a partir de 2022, mas obrigatório mesmo só a partir de 2023, de modo que em 2024 a escolha e a distribuição dos materiais e recursos didáticos já estarão adequadas aos itinerários formativos.
O grande desafio da educação nos últimos anos tem sido aproximar os conteúdos que se aprendem na escola às possíveis vivências dos alunos e parar de responder perguntas que são feitas há muito tempo, como por exemplo: “Onde eu vou aplicar isso na minha vida? ”, referindo-se a alguns conteúdos aprendidos na escola. O novo currículo e novo formato têm como objetivo fazer com que os alunos façam conexão entre o que aprendem na escola e a realidade do mercado de trabalho e da tecnologia.
Bom, importante lembrar que nenhuma disciplina será excluída do currículo. O que é necessário entender é que os conteúdos oferecidos serão integrados nas quatro áreas do conhecimento de maneira parecida com a apresentação no Enem.
Outro ponto importante a se conhecer são os itinerários formativos que, segundo o MEC, são “o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio. ”
As redes de ensino terão autonomia para definir quais itinerários formativos serão ofertados, mas é importante que os estudantes e a comunidade escolar sejam ouvidas, uma vez que serão eles, os estudantes, que escolherão quais conhecimentos desejam se aprofundar.
Independente dessa escolha, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês, continuam sendo obrigatórias nos três anos do ensino médio, pois o currículo deverá contemplar uma formação geral que está orientada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que deve ter uma carga horária maior, cerca de 60%.
O que isso quer dizer? Quer dizer que os estudantes poderão utilizar até 40% de seu tempo aos estudos do aprofundamento de conteúdos de acordo com seus projetos de vida.
Acredita-se que com essas mudanças, a escola se torne mais atrativa e os estudantes tenham mais interesse, o que consequentemente diminuiria a evasão escolar.