A vitamina B12 é um micronutriente essencial. Além de seus efeitos conhecidos sobre a maturação dos glóbulos vermelhos, desempenha múltiplas funções em vias metabólicas necessárias para o sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. A vitamina B12 pode ser obtida através do consumo de produtos de origem animal, desta forma, o seu déficit pode ser uma resposta à ingestão insuficiente ou distúrbios gastrointestinais, onde os baixos níveis de vitamina B12 no sangue são mais prevalentes em idosos. (Streck et al., 2017).
Os sintomas da deficiência de B12 incluem entorpecimento, formigamento, queimação nos pés, rigidez e fraqueza generalizada nas pernas, doenças neurológicas incluindo raciocínio prejudicado e depressão. Se prolongada, a deficiência causa danos permanentes ao nervo, pode ocasionar anormalidades neurológicas que se desenvolvem depois da anemia, e, desmielinização. O tratamento para esta deficiência é a ingestão de fontes ricas em vitamina B12, como exemplos ,fígado, rim, leite, ovos, peixes, queijo e carnes (músculo), e também é prescrita cobalamina oral ou injetável, que é especialmente útil para melhor absorção de alimentos. (Streck et al., 2017).
Indivíduos que consomem dietas estritamente vegetarianas, particularmente após 5 a 6 anos, frequentemente possuem baixas concentrações plasmáticas de vitamina B12. (Streck et al., 2017).