Casos positivos de Covid-19 voltaram a crescer no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontaram 6263 casos positivos para o 1° dia de maio. Neste mês, no mesmo dia (1°), os casos foram 6 vezes maior: 40.979 pessoas foram infectadas pelo vírus. Por isso, o cronograma de vacinação deve ser seguido para que haja alta cobertura vacinal.
Em Araruama, os idosos a partir de 60 anos ou mais e jovens imunossuprimidos de 18 ou mais já podem ser contemplados com a quarta dose do imunizante. Além disso, também está sendo aplicada a D3 para o público geral que já tomou a segunda dose há quatro meses. Outro público-alvo da vacinação são as crianças de cinco a 11 anos que ainda não tomaram a D1 ou D2.
Uma das enfermeiras supervisoras da Casa do Papai Noel, Elizete Liberato, diz que a previsão da próxima semana é de que os idosos de 60 anos+ ainda continuem sendo o público-alvo da D4. “Está descendo gradativamente. Veio a faixa etária de 90, depois de 80, 70 e estamos agora na de 60. O grupo é grande, então precisamos imunizar primeiro este grupo para depois ir abaixando”, explica.
Os polos para receber o imunizante estão localizados na Casa do Papai Noel, na Praça Menino João Hélio e na Subprefeitura de São Vicente, de 9h às 16h. Se faz necessário levar o RG, CPF, comprovante de residência e o comprovante da terceira dose, para os que já tomaram a D3 há 4 meses. Para os pacientes com alto grau de imunossupressão é preciso estar munido do laudo médico que comprove a medicação e a patologia.
Reclamação
Nas redes sociais algumas pessoas estão se queixando sobre a organização e a escolha do local para ser vacinado. Muito tempo de espera, aglomeração e poucas cadeiras disponíveis são algumas das insatisfações do público na Casa do Papai Noel.
Por Virgínia Carvalho, estagiária sob supervisão de Renata Castanho.