Um pouco da história do Parque Hotel Araruama

O Parque Hotel Araruama, ilustre patrimônio e ícone do turismo em Araruama e na Região, também possui mito, principalmente quando falamos de sua inauguração. Propagam que o Presidente Getulio Vargas veio para a cerimônia, porém não há documentos que comprovem tal presença ilustre.

Dentre as minhas pesquisas me surpreendi com muitas informações na Tese de Doutorado de Henrique Mendonça Silva, “A higiene escolar além das palavras: Oscar Clark e o tratamento médico escolar”, da Universidade Estadual de Campinas, 2017; fala muito sobre o Oscar Clark e sua influência em Araruama. O autor descreve a inauguração do Parque Hotel Araruama, que ocorreu em 19 de agosto de 1943, com a presença do Interventor Ernani do Amaral Peixoto e sua esposa Alzira Vargas, uma comitiva de secretários, autoridades e empreendedores locais; entre as autoridades estava o Oscar Clark, porém não teve nenhum destaque na narrativa fotográfica.

O Parque Hotel Araruama foi fruto do Plano de Urbanização do Governo Estadual, que contratou a empresa Coimbra Bueno, que contava com o famoso Alfredo Agache, para realizar o levantamento topográfico e o projeto urbanístico. Para sua execução foi criada uma Comissão de Urbanização de Araruama pelo Decreto-Lei n° 668 de 28 de dezembro de 1942, segundo Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, no “Apontamentos sobre Araruama”. Dentre os principais serviços executados estavam a construção das escadarias frontais, o edifício anexo, a construção dos vilinos, e da praça  anexa ao Parque Hotel, compreendendo duas quadras de tênis, duas de basquetebol e uma de voleibol’, dentre outros.

Nesse ponto podemos olhar para o presente e associar que a Praça Antonio Raposo e o Parque Menino João Helio são extensões e resignificações do que seria a área total da Praça do Parque Hotel Araruama, e as escadarias na atualidade viraram uma grande cascata, o bebedouro que existia no meio das escadarias hoje tem a Imagem de uma Arara Azul.

            Finalizo com o trecho que SILVA fala sobre a importância de Oscar Clark:

O intelectual, no entanto, serviu o mais das vezes como um ‘experto’ e, no caso da construção do discurso em torno da salubridade de Araruama e região, isso significou colocar, ora o seu saber técnico científico a serviço da potência do governo, favorecendo uma performance do Estado e de elementos do Estado que tinham intenções partidárias. Podemos selecionar o discurso sobre a escola hospital como exemplo: Oscar Clark ofereceu uma justificativa técnica muito importante para um programa de saúde pública do governo Vargas que se desenrolou a partir de 1938. […] Muito perspicazmente, Clark, por várias vezes relacionou a escola hospital e a região de Araruama como integrante dessa melhora das condições físicas do migrante (homem brasileiro) e de uma reforma do tecido social – a começar pela saúde infantil, que iria favorecer o plano do governo de ocupar o vasto território. […] Categoricamente Clark oferecia, com certa dose de oportunismo, o projeto de escolas hospitais e Araruama como participantes da ação desse discurso de modernização do país. P.239-240.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia