Trocam-se curtidas por engajamento verdadeiro

Muitos ainda pensam que a quantidade de seguidores é o principal a ser levado em conta quando se tem uma página no Facebook ou perfil no Instagram. Ledo engano. Página sem engajamento é morta! Ganhar curtidas é o básico. O dono da página indica alguns conhecidos, faz uns impulsionamentos, alguns apelam a perfis fakes ou à contratação de empresas que oferecem ‘x’ curtidas por tantos reais (fuja desses) e por aí vai.

Porém, o que importa mesmo nas redes sociais é o engajamento. É a conversa. A participação. Redes sociais foram feitas para pessoas. Empresas são intrusas nesse ambiente. Outras métricas dizem muito mais sobre a qualidade de uma página ou perfil do que simplesmente a quantidade de curtidas. Por exemplo:

– Total de comentários por total de posts em um determinado período;

– Total de curtidas + comentários + compartilhamentos pelo total de fãs;

– Total de curtidas + comentários + compartilhamentos pelo total de posts no período;

– Comentários positivos x comentários negativos;

– Menções à página (pessoas falando sobre isso);

– Aumento do interesse dos fãs medido no meio off line (visitas à empresa/loja, telefonemas, e-mails, etc);

– Aumento das vendas/cadastros ou outra ação determinada pela página;

– Retorno sobre o Investimento (ROI);

– E outras mensurações possíveis.

É fácil perceber porque os comentários e os compartilhamentos valem muito mais que as curtidas. Os algoritmos das redes sociais trabalham para dar ao usuário conteúdo relevante e alguns dos índices para se medir relevância são as curtidas, comentários e compartilhamentos dos posts. Curtir é fácil, leva um clique. Já comentar leva mais tempo do seguidor. Ele precisa pensar no que vai escrever. Já o compartilhamento é o ápice do engajamento. Significa que, além de gostar do conteúdo, ele referenda a mensagem e quer dividi-la com toda a sua base de amigos.

Aí o algoritmo pensa mais ou menos assim: “Se a pessoa curtiu a página mas nunca interagiu com ela, isso significa que essa página não interessa tanto assim. Vou parar de exibir as atualizações dessa página. Mas se a pessoa curte um ou outro post, isso significa que ela gostou um pouquinho. Vou exibir só alguns posts. Epa, tem alguém aqui que sempre comenta os posts dessa página. Essa pessoa é engajada. Vou mostrar mais dessa página pra ela. Opa! Tem outro ali que, além de curtir e comentar, vez ou outra também compartilha.

Nossa, ele deve gostar muito dessa página. Quase sempre vou exibir os posts dessa página pra ele”.

Fato é que o alcance orgânico do Facebook é cada vez menor, muitas vezes não chegando a 1% da base de seguidores. Isso significa que páginas que não engajam geram cada vez menos visualizações de seus posts, mesmo com muitos seguidores. E alguns influenciadores digitais se aproveitam do desconhecimento de pequenos empresários e prometem muitas visualizações baseadas apenas no total de seguidores, o que, como vimos, não significa muita coisa, pois o importante é o engajamento com a audiência.

E você, está pensando em como engajar mais e se relacionar melhor com seu público ou ainda acha que só de curtidas vivem as redes sociais?

Marcelo Sander
Jornalista, especialista em Marketing, mestrando em Educação Tecnológica, professor de Marketing Digital na graduação e pós-graduação. Assessor de Comunicação na Prefeitura de Sete Lagoas (MG), com experiência em comunicação pública, já tendo atuado em agências digitais, Governo de Minas e veículos de imprensa. Apresentador da esquete diária “Conexão Digital” na rádio 93FM. É palestrante e idealizador do Seminário de Marketing Digital de Sete Lagoas, co-fundador do ecossistema local de startups Santa Helena Valley e também editor do blog Mercado Web Minas.

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