Semifinais da Copa do Mundo terão jogos decisivos

Entre Argentina e Croácia uma estará na final da Copa do Mundo no próximo domingo (18). As equipes duelam a partir das 16h no Catar, no Estádio Lusail. E o retrospecto entre os dois times mostram que teremos um jogo equilibrado entre as duas seleções.

Em cinco jogos, são duas vitórias para cada lado e um empate. Em Copas do Mundo, as equipes se enfrentaram duas vezes na fase de grupos, também com uma vitória da albiceleste e outra da seleção europeia. No ano de 1998, no primeiro encontro em mundiais, os argentinos venceram por 1 a 0. Na última edição do torneio, os croatas deram o troco com um triunfo por 3 a 0.

No primeiro jogo em mundiais, a equipe sul-americana venceu os europeus por 1 a 0 com  gol de Mauricio Pineda. Na época, a Argentina avançou até as quartas de final da Copa, mas acabou derrotada pela Holanda. Casualmente, se tivessem passado a semifinal seria contra o Brasil, o que também poderia ter acontecido, mas os brasileiros caíram para a Croácia.

O troco dos croatas veio na última Copa. Também pela fase de grupos, os europeus venceram por 3 a 0, com gols de Rebic, Modric e Rakitic. Dos jogadores que fizeram gol, apenas o capitão e camisa 10 segue no elenco croata.

O técnico da Argentina, Lionel Scaloni, tem uma dúvida para enfrentar a Croácia nesta terça-feira (13). O atacante Di María, o zagueiro Lisandro Martínez e o volante Paredes disputam vaga entre os titulares, mudando o esquema com a escolha de cada um deles.

Caso comece com Di María (possibilidade mais provável), Scaloni terá a Argentina atuando na formação 4-3-3, com Messi e Julián Álvarez completando o trio de ataque. É a formação mais utilizada pelos argentinos.

A opção por Lisandro Martínez faria a Argentina atuar com três zagueiros, formando uma linha de cinco defensores, com Molina e Tagliafico atuando mais livres como alas. A escolha de Paredes alteraria a formatação para o 4-4-2, com Messi e Julián Álvarez no ataque.

Provável escalação: Emiliano Martínez; Molina, Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María.

A Croácia vem de duas partidas em que jogou prorrogações na mata-mata da Copa do Mundo, e Dalic admitiu o cansaço da equipe. Para o duelo contra os argentinos, porém, a escalação será praticamente a mesma do jogo com o Brasil, com uma única mudança no ataque.

Escalação provável: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Modric e Kovacic; Vlasic (Pasalic), Kramaric e Perisic.

França e Marrocos protagonizam nesta quarta-feira, às 16h, o primeiro encontro entre os países em Copas do Mundo. O histórico do confronto, porém, traz confiança para os franceses sobre uma possível classificação à final do torneio. As seleções se enfrentaram cinco vezes na história, e os “Les Bleus” nunca foram derrotados pelos marroquinos.

Todos os duelos entre as equipes aconteceram em amistosos. São três vitórias francesas e dois empates ao longo da história. A França marcou 12 gols, e Marrocos balançou as redes seis vezes.

Além destes jogos, ainda houve duas partidas não-oficiais entre as seleções pelos Jogos do Mediterrâneo, em 1975 e em 1987. Os franceses jogaram com sua equipe amadora em ambos os duelos, enquanto Marrocos não utilizou seu time principal completo. Esses duelos não foram contabilizados, por não se tratarem de jogos oficiais.

A primeira partida entre França e Marrocos, com suas equipes principais, ocorreu em 5 de fevereiro de 1988, no estádio Louis II, em Mônaco, pela final do antigo Torneio da França, competição amistosa. Os europeus venceram por 2 a 1, com gols de Stopyra e Lamriss (contra). O gol marroquino foi do próprio Lamriss.

O próximo compromisso entre os países, sem dúvidas, será o mais importante da história do confronto. Para os franceses, o jogo representa a chance de continuar na luta pelo tricampeonato mundial, o segundo de forma consecutiva. O duelo para os marroquinos, por outro lado, pode servir para continuar a escrever uma história para lá de especial no Catar e classificar um país africano pela primeira vez para uma final de Copa do Mundo.

A bola rola às 16h, na próxima quarta-feira, (14) no estádio Al Bayt, pelas semifinais da Copa do Mundo. Quem vencer avança para enfrentar Argentina ou Croácia, na grande decisão no próximo domingo, também no Estádio de Lusail.

Prováveis Escalações:

França: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé, Giroud e Mbappé.

Marrocos: Bono; Hakimi, El Yamiq, Saiss e Attiat-Allah; Amrabat, Amallah e Ounahi; Ziyech, En-Nesyri (Cheddira) e Boufal.

Por Pier Luro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia