Regra 50-30-20: conheça um método para organizar suas finanças

Se o objetivo é guardar um dinheiro sem comprometer a renda, você precisa conhecer a Regra 50-30-20, que é uma das maneiras mais simples de entender seus gastos e organizar sua renda.

Mas, como podemos fazer isso? Uma maneira simples e eficiente é a Regra 50-30-20, que significa estabelecer um limite de gastos para a três principais áreas. Assim, cerca de 50% da renda deve ser utilizada em seus Gastos Fixos e Essenciais. Despesas Variáveis não Essenciais devem representar até 30%. Por fim, 20% da renda é destinada às prioridades financeiras como Poupança e/ou Investimento.

O grande trabalho com a regra 50-30-20 é apenas definir que gastos do dia a dia serão considerados em cada um desses grupos. Abaixo, você encontra algumas sugestões.

50% para gastos fixos e essenciais que são aqueles necessários para manter a rotina funcionando, como por exemplo, despesas com moradia, contas de consumo (luz, água, internet), alimentação, transporte e saúde. Para definir o que é essencial, reflita sobre sua rotina. Alguns gastos são essenciais para certas pessoas e não para outras.

30% para gastos variáveis. Esse grupo reúne as despesas pessoais, como uma viagem nas férias, um plano mais sofisticado de TV, idas ao cinema e a restaurantes. Essa é a parcela mais pessoal da regra. Ela é fundamental para que você organize o orçamento mantendo seus gostos. Mas é secundária em relação aos gastos essenciais e às prioridades financeiras.

20% para prioridades financeiras de poupança e/ou investimento. Aqui entram os valores que devemos guardar ou investir periodicamente para assegurar um bom padrão de vida no futuro. São os recursos que precisamos poupar para colocar projetos de pé e realizar nossos sonhos.

Nem todos temos condições de poupar 20% da renda por mês. Porém, mais importante do que bater a meta, é transformar o ato de guardar e investir em hábito, mesmo que o valor seja pequeno. Gradualmente você vai aumentando esse valor.

Atenção: se você tiver dívidas em aberto, quitá-las também deve ser uma prioridade financeira.

Até a próxima pessoal.

Pedro Lázaro – Mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF. Possuo MBA em Engenharia Econômica e Financeira também pela UFF, MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Engenharia de Custos, Graduado em Engenharia Civil. Atuo como consultor para empresas do setor de construção civil. Desenvolvendo serviços de análise de viabilidade econômica e financeira para empreendimentos imobiliários de médio a grande porte. Atuando na gestão, no gerenciamento do valor agregado, no planejamento e no orçamento de projetos de engenharia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia