Um dos itens presentes nas listas de muitas pessoas, e que em tempos de pandemia aumentou, foi o interesse em aprender um novo idioma.
Antes, a falta de tempo era um dos maiores motivos mencionados para o adiamento, mas em tempos de isolamento social, a oferta de cursos a distância aumentou consideravelmente, proporcionando uma oportunidade de concretizar esse desejo.
Vale lembrar que os estudos on-line precisam de muita dedicação e organização para que sejam realmente aproveitados e não causem estresse ou evasão pelo acúmulo de atividades.
É importante seguir um cronograma de estudos, algumas vezes já apresentado pela instituição, mas caso não, o aluno deve traçar um plano e introduzi-lo em sua rotina, estabelecendo dias e horários para se dedicar à aprendizagem e quanto tempo terá para cada competência.
O estudante precisa conhecer seu ritmo e entender a intensidade que funciona melhor para si, pois não existe um padrão que atenda a todas as rotinas.
Então, se você está fazendo um curso ou deseja se matricular, mesmo que não seja em um curso presencial, deixo algumas dicas importantes:
1) Após decidir qual o idioma que deseja estudar é importante definir qual a funcionalidade que deseja inicialmente: falar (produção oral), compreender o que se fala (compreensão oral), escrever (produção escrita) ou ler (compreensão escrita).
2) Se for um curso a distância é preciso estabelecer um cronograma com dias de aulas, exercícios, atividades lúdicas, algum hobby temático, etc.
3) Não fique preso apenas aos materiais propostos pela instituição. Pesquise outros sites sobre o assunto, faça parte de grupos em redes sociais, enfim, vale tudo: sites, jornais, canais de YouTube, podcasts, livros on-line, músicas e até mesmo séries no idioma escolhido.
4) Você é sinestésico, auditivo ou visual? Aprende bem com áudio, vídeo, leituras? É importante perceber o método que funciona melhor para você. O ideal é se aprofundar no que mais tem facilidade.
5) Mantenha o ritmo. Em idiomas, a constância é uma das coisas mais importantes para o aprendizado.
Stefânie, é professora e possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, especialização em Inspeção Escolar e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes e especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Petrópolis. Integrou o quadro de formadores do PNAIC do município de Saquarema/RJ e o quadro de Mediadores Pedagógicos do CEDERJ. Atualmente integra o quadro da Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema.