Finalizando o ano letivo e alguns responsáveis, que se encontram em processo de escolher em qual escola seus filhos irão estudar, já começam a fazer as visitas nas unidades escolares.
Já sabemos que alguns aspectos práticos devem ser considerados, como por exemplo, se será uma instituição pública ou privada, e se privada o valor da mensalidade, a localização, o horário da aula, o calendário escolar, a grade curricular, a alimentação, os eventos comemorativos.
É importante ter alguns pontos em mente para serem avaliados:
A primeira dica na hora de escolher a escola do seu filho é buscar o tipo de educação que você gostaria que ele tivesse, de forma que ela esteja de acordo com suas crenças e valores, pois mesmo o Estado sendo laico, algumas instituições privadas, fazem ajustes em seus calendários de datas comemorativas, por exemplo. Ter essa visão evita muitos problemas futuros, de modo que questões sobre a religião que a família segue e se a escola pode caminhar junto ou interferir na educação dada em casa.
Visto as semelhanças entre crenças e valores com a escola, agora os pais precisam saber qual a linha de ensino que a escola oferece. Como dito no início, existem muitos modelos e vertentes educacionais.
Por isso é importante saber como a escola se autodenomina. Vale a pena buscar informações com o diretor e o coordenador pedagógico, para entender como o projeto pedagógico é desenvolvido na prática.
É preciso considerar os interesses do seu filho, entendendo quais áreas ele possui mais interesse e seu modo de ver o mundo. Assim, você poderá decidir se ele irá se adaptar melhor em uma escola mais tradicional ou mais flexível.
Outras informações relevantes dizem respeito ao número de alunos por sala e a equipe de professores. Neste quesito, você pode verificar se eles investem na educação continuada, para assim se manterem atualizados com as novas práticas de ensino.