Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) pelo jornal “Folha de S.Paulo” apontou o ex-presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto dos eleitores para a presidência. Jair Bolsonaro (PL) ficou em 2º lugar, com 27%.
Com o resultado, Lula seria eleito ainda em 1º turno.
Foram apresentados como pré-candidatos ainda Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno
Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 27%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Em branco/nulo/nenhum: 7%
Não sabe: 4%
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Votos válidos
Lula (PT): 54%
Bolsonaro (PL): 30%
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A pesquisa estimulada não pode ser comparada com o levantamento anterior, de 22 e 23 de março, porque adota cenários diferentes. Naquele levantamento, Lula registrou 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 26%.
Lula cresce na pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea, que pode ser comparada com a anterior, aponta um avanço de Lula, que passou de 30% em março para 38% agora. Bolsonaro tinha 23% em março e oscilou para 22% no levantamento atual:
Lula (PT): 38% (30% em março)
Jair Bolsonaro (PL): 22% (23% em março)
Ciro Gomes (PDT): 2% (2% em março)
Simone Tebet (MDB): 1% (não foi considerada na pesquisa de março)
Outros candidatos: 3% (eram 5% em março)
Em branco/nulo/nenhum: 5% (eram 8% em março)
Não sabe: 29% (eram 32% em março)