Foto: Octacílio Barbosa/Alerj
O uruguaio Giorgian Daniel de Arrascaeta Benedetti, jogador do Flamengo, vai receber o título de Cidadão Fluminense da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A homenagem foi proposta pelos deputados André Ceciliano (PT), Alexandre Knoploch (PSC) e Bebeto (PSD) no Projeto de Resolução 1.290/22, aprovado em discussão única pelo Parlamento, nesta terça-feira (21). A medida vai ser publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Arrascaeta nasceu em Nuevo Berlin, uma pequena cidade do interior do Uruguai, onde passou parte de sua infância criado por seus pais, os entregadores de pães, Alfredo e Victoria. Na justificativa do projeto, os autores do projeto lembram que ele foi contratado pelo Flamengo numa negociação histórica, cujo valor atingiu 15 milhões de euros, sendo até então a transferência mais cara do futebol brasileiro.
Os parlamentares destacaram, ainda, que Arrascaeta foi muito importante na virada que o Flamengo conseguiu na decisão da Copa Libertadores da América, em 2019, ao realizar o passe que resultou no empate do time rubro-negro no fim do segundo tempo, e logo depois ocorreu a virada com o Flamengo sagrando-se campeão em cima do argentino River Plate, ganhando por 2 a 1. Ele foi um dos heróis do título da equipe da Gávea.