Com o tema “Conversar pode mudar vidas”, o Programa de Saúde Mental promove rodas de conversa com jovens nas escolas, ações no CAPS, Ambulatório Ampliado de Saúde Mental e UBS, destacando a prevenção ao suicídio e o cuidado contínuo com a saúde emocional
O Setembro Amarelo, mês dedicado à Prevenção do Suicídio, Iguaba Grande intensifica sua atuação em prol da valorização da vida. A Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde e do Programa de Saúde Mental, coloca em prática uma série de ações em parceria com a Atenção Básica e a Educação, tendo como norte o poderoso lema: “Conversar pode mudar vidas”.
Criada em 2015 e inspirada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro, a campanha Setembro Amarelo busca sensibilizar a população para o tema ainda permeado pelo silêncio. Em Iguaba Grande, a iniciativa ganha forma, com uma programação que une informação, acolhimento e prevenção.
Programação nas Unidades Escolares (público juvenil de 11 a 15 anos):
✅10/09/2025 – E.M. Prof. Maria Lúcia de Oliveira Costa (09h e 13h30)
✅12/09/2025 – E.M. Dep. Cláudio Moacyr de Azevedo (09h)
✅15/09/2025 – CIEP 457 – Dr. José Elias Mello dos Santos (13h30)
✅16/09/2025 – E.M. Narciso Macedo (09h e 13h30)
✅24/09/2025 – E.M. Alice Canelas da Silveira (09h e 13h30)
✅25/09/2025 – E.M. Profª Eliane dos Santos Tavares (09h e 13h30)
✅30/09/2025 – E.M. Dep. Cláudio Moacyr de Azevedo (09h)
Nestes encontros, os estudantes serão convidados a refletirem e dialogarem sobre saúde mental, emoções e formas de acolherem quem enfrenta momentos difíceis, fortalecendo vínculos e expandindo redes de apoio.
Ações na área da Saúde:
✅29/09/2025 (09h): A equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental promoverá sala de espera no Ambulatório Ampliado de Saúde Mental para diálogo sobre a temática.
✅Durante todo o mês, no CAPS, o tema Setembro Amarelo será pauta nas oficinas terapêuticas, aproveitando os momentos de acolhimento e convivência com os usuários.
✅Nas Unidades Básicas de Saúde, os profissionais da Estratégia Saúde da Família, com o apoio da equipe EMulti, organizarão intervenções na sala de espera sobre prevenção ao suicídio. As datas serão divulgadas em breve pela coordenação ESF.
Além disso, o Programa de Saúde Mental de Iguaba Grande já nutre histórico de ações contínuas. A campanha Janeiro Branco, por exemplo, também fomentada pela secretaria de Saúde, reforça a cultura do cuidado emocional e vem consolidando a atenção à saúde mental como prioridade ao longo do ano.
Em setembro, Iguaba Grande reforça seu comprometimento com o cuidado à saúde mental, promovendo uma atuação conjunta e permanente entre educação e saúde. Porque falar sobre prevenção ao suicídio é colocar em prática o cuidado, a escuta e a empatia, que sãos os elementos que fortalecem a vida.