A guarda ambiental segue realizando resgates de animais silvestres nos bairros da cidade. No período de 12 a 16 de agosto, os agentes resgataram um total de 26 animais, sendo eles, 22 gambás, 1 Jiboia, 1 ouriço, 1 pinguim e 1 lagarto teiú.
Os resgates aconteceram em diferentes bairros do município. Entre os bairros onde os gambás foram resgatados estão o Centro de Saquarema, Boqueirão, Vilatur e Bacaxá. A Jiboia, medindo 2,12m de comprimento foi resgatada dentro de uma resistência no bairro Jardins. O ouriço-cacheiro foi resgatado em Jaconé na quarta-feira. Já na quinta-feira, foram resgatados 1 pinguim em Itaúna e um lagarto teiú medindo aproximadamente 1,70m no Parque Marina.
Os animais passaram por avaliação, e como apresentaram boas condições de saúde, foram soltos em diferentes áreas de preservação ambiental do município. Já os gambás filhotes, ficaram aos cuidados do Instituto BW, ONG parceira voltada para a preservação e reabilitação de animais silvestres na Região dos Lagos, onde receberá os tratamentos necessários para, então, ser devolvido ao seu hábitat.
A Guarda Ambiental de Saquarema alerta a quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.