A vitória no Maracanã, por 1 a 0, sobre o Corinthians, gol de Bruno Henrique, já nos acréscimos, revelou a supremacia do
Flamengo sobre os paulistas no Brasileirão 2021. Restando apenas o jogo com o Santos, pela 37ª rodada, o Flamengo venceu todos os times tradicionais de São Paulo: Palmeiras, Corinthians, São Paulo e o próprio Santos, na Vila Belmiro, por 4 a 0. A única derrota para um paulista foi para o Red Bull Bragantino, pela quinta rodada. Ou seja, o Rubro-negro levou total vantagem em relação a clubes que, tradicionalmente, todos os anos, são candidatos às melhores colocações da Série A.
No entanto, a posição do Flamengo, em segundo lugar na tabela, a uma boa distância do líder Atlético MG, revela que o time perdeu muitos pontos para adversários de menor orçamento como Juventude, Cuiabá e até mesmo, a já rebaixada Chapecoense, entre outros. Vale ressaltar também, que o Flamengo perdeu os dois clássicos diante do Fluminense. Com isso, a conclusão é que questões como a instabilidade no comando técnico, as sucessivas contusões de jogadores considerados titulares e as convocações para seleções influenciaram no rendimento da equipe.
Certo é, que o elenco em boas condições físicas e emocionais, continua sendo um dos melhores do continente Sul-Americano. Na comparação com o elenco do Palmeiras, o Flamengo é superior, mas, precisa demonstrar isso em campo para conquistar mais um título da Libertadores da América e assim, salvar e temporada.
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo