Estromatólitos da Lagoa Vermelha

Um tema diferente que muita gente explora, mas que não fica claro para nós leigos. O nome que mais parece um xingamento, mas não é! E Vou tentar explicar o porquê!

Estromatólitos é uma palavra que possui raiz grega, se dividirmos, stroma significa tapete, cama ou camada, e litos significa rocha, na sua junção ficaria tapetes de rochas, camada ou cama de rochas. Recorrendo ao site do Geoparque Costões e Lagunas, achei um trecho muito didático que explica o que são os estromatólitos. No site sinaliza ainda que existem outros geossítios importantes na Região e em Araruama especificamente, existem: Lagoa Pitanguinha, Pontas das Bananeiras, Laguna de Araruama, e os estromatólitos e esteiras microbianas da LagoaVermelha.

Os estromatólitos são rochas geradas pela ação de micro-organismos que realizam fotossíntese. Durante esse processo, retiram cálcio e dióxido de carbono da água, produzindo, então, carbonato de cálcio e liberando oxigênio. Estromatólitos representam o primeiro registro macroscópico de vida na Terra, há cerca de 3,5 bilhões de anos. Naquele momento, a atmosfera ainda não continha oxigênio livre, mas o ambiente marinho era dominado por cianobactérias que faziam fotossíntese enquanto formavam estromatólitos e, assim, ao longo de milhões de anos enriqueceram a atmosfera com o oxigênio liberado. (Disponível em: https://www.geoparquecostoeselagunas.com/araruama/ )

E para que serve essa informação? Por que os estromatólitos são importantes? Os estromatólitos são a forma de vida mais antiga na Terra, através deles houve o aumento do oxigênio, muito importante para conseguirmos entender alguns pontos sobre a evolução da vida no planeta. Existem pouquíssimos remanescentes dessas estruturas, no Brasil existem em Araruama e Saquarema, na Austrália, na África do Sul e entre outros poucos países.

Os estromatólitos também são as únicas evidencias de vida no Período Arqueano ou Éon Arqueano. Para quem acha que administrar o tempo no cotidiano é difícil não imagina o que é entender o tempo geológico!!!!

Para saber mais sobre o que significa Éon Arqueano, recorremos ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM), nesse período com a formação das primeiras rochas há 3.85 bilhões de anos e terminou em 2,5 milhões de anos. Acredita-se que o núcleo da terra era três vezes mais quente que hoje e a temperatura na superfície era um pouco menor, as rochas que predominavam eram intrusivas e metamórficas, e tinha atividade vulcânica maior que atualmente. A atmosfera praticamente não tinha oxigênio, mas rica em dióxido de carbono. A vida existia por seres procariontes e eucariontes (ciano bactérias) que formaram as estruturas chamadas estromatólitos. Esse período ainda tem outras quatro subdivisões: eoarqueano, paleoarqueano, mesoarqueano e neoarqueano que possuem características próprias que não convém explicar aqui, afinal de contas até eu fiquei cansada!

Depois de resgatar lembranças das aulas de biologia do colégio, dou o crédito das imagens e grande parte do conteúdo deste texto, mais uma vez, ao Site do Geoparque Costões e Lagunas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia