A dieta detox biliar consiste em retirar as toxinas do corpo, principalmente do fígado e do intestino que são os órgãos alvo. O intestino pelo fato de digerir e absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos que muitas vezes possuem toxinas como corantes, conservantes, adoçantes e outros adjetivos químicos. O fígado por ser responsável pela eliminação desses químicos do organismo. Os cálculos que vão se formando no fígado, na vesícula biliar e no intestino vão acumulando fungos que produzem endotoxinas muito semelhantes a estrogênios, podendo alterar toda a cascata de produção endógena de hormônios sexuais.
Ela é indicada para quem tem distúrbios hormonais como ovário policístico ou irá fazer alguma terapia de reposição hormonal, para quem quer iniciar uma dieta de perda de peso, para quem tem micoses, esteatose hepática (gordura no fígado) e etc.
A dieta consiste em retirar toda a gordura da alimentação para repousar o fígado. Basicamente a dieta se restringe a frutas, verduras e legumes, clara de ovo. Alguns manipulados de aminoácidos responsáveis pela detoxificação, lactobacilos, sal amargo (detox e laxante).
Após a retirada da gordura, no final do tratamento se utiliza uma mistura de azeite com suco de limão para estimular a contração da vesícula para eliminar os cálculos. Essa dieta é contra-indicada para pacientes que já possuem cálculos na vesícula , podendo realizar somente com a permissão médica. Após o término do tratamento o paciente além de perder alguns quilos e eliminar a retenção hídrica estará apto para seguir um novo plano alimentar, bem mais saudável, levando em conta as particularidades de cada um, além de estar com mais disposição.
O único aspecto negativo seria os enjôos e cefaleia em alguns pacientes devido à eliminação das toxinas que ficam circulando durante um período no sangue, e termina o mal estar quando o pH sanguíneo é restaurado.