Como criar seu Avatar 3D no Instagram e se preparar para o Metaverso

Na semana passada o astro da NBA, empreendedor e filantropo Carmelo Anthony apresentou seu “irmão gêmeo digital” – chamado Digital Melo – no palco principal da Collision Conference, evento realizado em Toronto, no Canadá.

Parece não estar muito longe o momento em que nós todos teremos nossa própria réplica digital produzida por Inteligência Artificial, vivendo no metaverso. Não será um mero personagem. Com a Inteligência Artificial, você poderá treiná-lo a se comportar como se fosse você, com respostas que você daria.

Vale lembrar que recentemente um engenheiro do Google revelou que a Inteligência Artificial da empresa ganhou vida própria e que teria, inclusive, contratado seu próprio advogado.

Surreal, não é mesmo? Estamos em um nível de evolução digital em que o computador está se aproximando da capacidade humana de raciocínio. Os robôs atuais já são programados para interagir e dialogar conosco. E quanto mais fazem isso, mais aprendem. Os chatbots estão aí pra provar.

Mas voltando ao “gêmeo digital” do jogador de basquete americano, algumas implicações éticas devem ser discutidas. Como por exemplo: de quem é a responsabilidade pelo o que o gêmeo disser ou fizer no metaverso? Ele poderá ser processado no mundo real? Poderemos ter várias versões de nós mesmos realizando trabalhos digitais e nós sendo remunerados por isso? E se nosso gêmeo digital for hackeado?

E, como dizia a minha vó, todo dia sai um bobo e um esperto de casa. E às vezes eles se encontram! No metaverso não poderia ser diferente. As redes sociais administradas pela Meta: Facebook, Instagram e Messenger, já permitem a criação de avatares 3D de seus usuários. E a partir de agora já é possível personalizá-los com uma série de itens, incluindo artigos de grife. Tudo digital, claro!

As primeiras marcas na loja virtual de avatares da Meta são Prada, Balenciaga e Thom Browne, e as roupas incluem um kit completo de motocross, moletons com as logos e ternos. Os acessórios custarão entre 3 e 9 dólares. Uma bolsa da Prada física, por exemplo, é vendida por mais de 10 mil dólares. Daí a gente percebe que é muito mais marca do que necessariamente a qualidade do material.

E mais grifes serão adicionadas em breve. As marcas de moda de luxo estão cada vez mais fazendo parcerias com empresas de tecnologia para criar roupas digitais. No ano passado, o Fortnite introduziu skins da Balenciaga para que os jogadores pudessem comprar roupas como um moletom de marca para seus personagens. No Roblox, os jogadores podem visitar a Gucci Town, uma cidade virtual da Gucci, com um jardim com o logotipo da marca e uma loja virtual.

Interessou? Então você já pode antecipar essa tendência criando seu avatar no Instagram. É até relativamente fácil. Vai aí o passo a passo:

  1. Clique em sua foto de perfil no canto inferior direito;
  2. Em seu perfil, clique nos três traços horizontais no canto superior direito;
  3. Selecione “Configurações”;
  4. Selecione “Conta”;
  5. Escolha “Avatar”;
  6. Clique em “Começar”.

Aí é só ir seguindo o que se pede, escolhendo tom de pele, formato do rosto, cor dos olhos, tipo de cabelo, de nariz, de boca, de corpo. Dá até pra escolher alguns modelos de roupa e acessórios como chapéus, bonés, brincos e piercings. Dá também pra compartilhar o avatar 3D como figurinha nos Stories do Instagram. Quando abrir seus stories, vai ver que já tem um stick de avatar lá. O aplicativo também te pergunta se pode sincronizar o avatar com o Facebook.

Pra quem já joga Roblox, Fortnite e outros jogos de criação de personagens, não chega a ser tanta novidade assim. Eu fiz um teste e já vi os avatares de alguns conhecidos.

É interessante notar a diferença entre como somos e como desejamos parecer na internet. Uma versão de nós melhorada. E é isso que os criadores do multiverso querem: que a gente se sinta melhor no ambiente deles do que na vida real. Lá somos melhores, aqui temos todas as nossas limitações e frustrações. Melhor passar nosso tempo imersos nessa versão melhorada de nós mesmos. Será?

Me segue no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia