Como já foi mencionado em colunas anteriores, a Casa de Cultura é um grande Complexo de Instituições Culturais, abriga o Centro de Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, a Pinacoteca Municipal Artista Plástica Berta Antunese a Superintendência de Cultura, além de realizar suas próprias funções.
A Instituição Pinacoteca Municipal foi criada através do Decreto n° 186 de 25 de novembro de 2003, mas o projeto era antigo, e começou a ser divulgado nas revistas Municípios em destaque a partir do ano de 2001.
A Pinacoteca Municipal tem o objetivo de salvaguardar e enaltecer artistas araruamenses ou artistas que fizeram exposições em Araruama, apesar do nome ‘pinacoteca’ significar coletivo de quadros, a instituição não se prende ao significado e adota uma categoria mais ampla, abrindo novas possibilidades de arte, outras linguagens artísticas e artesanato, até mesmo para uma apropriação artística com características próprias da Região e principalmente do Município.
A Pinacoteca Municipal homenageia a Artista Plástica Berta Antunes, nascida em Araruama, arte-terapeuta, arte-educadora, restauradora e design de joias, participou da equipe da rede publica de ensino do Município e da Secretaria de Educação. Realizou várias obras para Prefeitura Municipal de Araruama, e no Acervo da Pinacoteca, temos uma pequena mostra da versatilidade da artista com o quadro “hibiscus hibridos”(óleo sobre tela) e “Sem título”(joia).
Hoje utilizo para ilustrar a Coluna, um dos quadros mais antigos da Pinacoteca Municipal, o quadro do Artista Luiz Alaf, “Além da Imaginação n°14 – Tempestuoso” (óleo sobre tela), que está em exposição junto com outros quadros ícones do acervo, no salão da Casa de Cultura de segunda a sexta-feira de 9h às 17:30, exceto sábados, domingos e feriados.