No mundo pandêmico em que estamos vivendo, várias são as buscas por alternativas para uma vida mais tranquila e saudável. A Cinesiologia Integral é uma delas.
Sílvia Tereza Silva, fisioterapeuta, professora de Educação Física e Facilitadora em Cinesiologia Integral estuda e pratica o tema desde 1990 quando ganhou uma bolsa de estudos e viajou pela Alemanha, Holanda e Suiça para se especializar e em 1997 voltou e assumiu junto com dr. José Roberto Dias a direção do Centro de Estudo e Pesquisa do Homem Integral (CEPHI), que está localizado no bairro Coqueiral, em Araruama.
– Foi fundado em 1982, pelo casal Henny Van Der Bend e José Joaquim Moniz de Aragão, que conheceram a técnica no final dos anos 70 em viagem ao norte da Escócia e a introduziram no Brasil e na América do Sul. Ele ‘partiu’ em 1987, e após a partida dela em 1996, eu e o Dr. José Roberto Dias, presidente do Centro, continuamos o trabalho idealizado por eles no CEPHI- Centro de Estudo e Pesquisa do Homem Integral, disse Sílvia.
Este fim de semana (11,12 e 13) Sílvia Tereza e a médica Bethania Rocha estarão ministrando o Curso ‘Encontro 2022 – Nascer e Viver’ no espaço CEPHI.
-Esse curso é de autoconhecimento e num momento das nossas vidas quando falávamos sobre a busca do amor, dos encontros e desencontros, percebemos que isso não tem a ver com o buscar fora e sim, encontrar dentro de nós mesmos.
Que terapias o Espaço oferece?
– Cinesiologia Integral é a base e, além das consultas individuais, realizamos cursos e a formação é feita em 8 módulos, sendo 4 módulos Básicos e 4 Avançados, além desse temos cursos de autoconhecimento, como o Nascer e Viver que daremos no próximo fim de semana, além de Yoga do Som e Constelaçao Familiar que, no momento estão suspensos, pois os profissionais vêm de fora, Canadá e Argentina, completa Sílvia.
Cinesiologia Integral significa ‘estudo do movimento’ e dentro está o Balanceamento Muscular que também é feito no Centro de Estudo, entre outras atividades.
-É uma técnica americana que tem como base a Medicina Tradicional Chinesa, assim como os princípios da física quântica. A principal ferramenta é o Teste Muscular que, através da alteração do tônus, hipo e hipertonicidade, nos dá um biofeedback dos desequilíbrios do corpo-emoção-mente do ser. E, para corrigir essas disfunções e restabelecer o equilíbrio, usamos estímulos de toque nos pontos de comando neurolinfáticos, neurovasculares e pontos de acupuntura, entre outros, finaliza Sílvia.
Fazem parte do CEPHI , além de Sílvia Tereza, os médicos José Roberto Dias, Maria Ângela Souza e Bethânia Rocha, Suely Rodrigues e Clotilde Moura.
Centro de Estudo e Pesquisa do Homem Integral – CEPHI –
Rua Capitão Vergara, 157 – Coqueiral – Araruama
Telefones para contato:
2665-2680 / (22) 99988-1680 e 98813-6334