Arraial é destaque em meio ambiente na Região dos Lagos

A cidade turística tem evidência na Região dos Lagos

Arraial do Cabo conquistou o 1º lugar no Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente (IQSMMA) entre os municípios da Região dos Lagos. Das 92 cidades do Estado, o Município ficou em 14º.

No Ranking Estadual do ICMS Ecológico o município alcançou a 21ª colocação. A cidade progrediu em sua colocação se comparada a 2019 quando era a 26° e a 28° em 2020. A classificação foi divulgada na última semana no evento “Diálogos Sustentáveis”, promovido pela Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, em Búzios.

O ICMS Ecológico foi criado a partir da Lei Estadual n° 5.100 (04/10/2007) que acresce aos critérios estabelecidos para o repasse dos recursos aos municípios a conservação ambiental, considerando em seu cálculo as áreas pertencentes às unidades de conservação ambiental, a qualidade ambiental dos recursos hídricos, além de outros critérios referentes ao saneamento básico. 

O Ranking do ICMS premia as cidades do Estado de acordo com as ações ambientais adotadas pelas prefeituras para a proteção do meio ambiente, investimentos em projetos ambientais e restrição do uso do território.
Dentre os critérios observados pelo ranking estão ações de gerenciamento de resíduos, educação ambiental, controle do meio ambiente, proteção de unidades de conservação, entre outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia