2021 chegou ao fim e apesar de todos os pesares, cá estamos, nem tão firmes, nem tão fortes, mas resistindo bravamente.
Estamos ansiosos para que 2022 seja cheio de realizações, sucesso e grana no bolso.
Para que 2022 seja cheio de realizações positivas precisamos fazer a nossa parte, dedicando algum tempinho que seja, para Educação Financeira.
Ao contrário do que muitos pensam, não é só a falta de atividades físicas, uma alimentação desbalanceada e a exposição a fatores de risco que prejudicam a saúde. Por mais que digam que dinheiro não traz felicidade, ele tem um impacto para a manutenção da saúde mental e física das pessoas.
Por isso, é tão importante que aprendamos cada vez mais sobre Educação Financeira. Só para termos uma ideia melhor do impacto que a falta de grana pode trazer para nossas vidas, trouxe alguns dados bem interessantes.
Em um estudo recente feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), revelou que, dois em cada três entrevistados (65,6%) disseram se sentir deprimidos, tristes ou desanimados por não conseguirem quitar a dívida. Diante disso, 16,8% recorreu a vícios como comida, cigarro ou álcool. Autoestima mais baixa (57,8%), insegurança em não conseguir pagar (69,9%), angústia (61,8%), ansiedade (59,8%) e estresse (57,6%) foram outros pontos levantados.
Além disso, uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 80% das pessoas que acumulam débitos sofrem de depressão. O Estado de Minas levantou que queixas econômicas estava presente em 80% das queixas dos pacientes de muitos consultórios de psiquiatria em Belo Horizonte. Entre os distúrbios e doenças relatadas estão, ansiedade, desânimo, síndrome do pânico, insônia e depressão.
Não são apenas as doenças mentais que surgem nesse cenário. Em uma pesquisa realizada por cientistas sul-africanos verificou-se que a angústia gerada por questões financeiras podia aumentar em até 13 vezes o risco de infarto.
Então pessoal, cuidar de seu dinheiro é importante não só para poder usufruir de bens materiais e experiências, cuidar bem de seu dinheiro é uma questão de saúde.
Em 2022 continuaremos aqui, com propósito de ajudar a cada um de vocês a cuidar melhor de seu dinheiro.
Um feliz ano novo e que 2022 seja muito rico de saúde, paz e muito dinheiro.
Até a próxima.
@pedro.lazaro.f