A escritora Zuleika Menezes vai lançar, no próximo dia 27 de janeiro, seu primeiro livro “Guiança Interior dos Orixás”. A obra vai trazer aos leitores conceitos sobre o desenvolvimento de valores e virtudes.
Segundo a autora, “Guiança Interior dos Orixás” é fruto de uma inspiração subjetiva voltada ao desenvolvimento de forças internas, tendo os Orixás como referência ao desenvolvimento humano.
![](https://portalcostadosol.com.br/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Image-2022-01-14-at-13.25.37-3-969x1024.jpeg)
A noite de autógrafos do lançamento será no Shopping Pinho, em Araruama. O evento começa às 19h e vai contar com música ao vivo ao som dos artistas Luiza Dionizio, Leny Moraes e Maestro Renato Arpoador.
Em entrevista ao Portal Costa do Sol a escritora falou como surgiu a ideia para o livro:
“No auge da pandemia senti uma inspiração e um desejo de trazer um olhar interior e inclusivo sobre os Orixás, que são forças da natureza, oriundos do Criador. Montei estudos para os médiuns da minha Casa Espiritual e, na verdade, este livro nasce de todo material que estudamos na nossa Casa”, ressaltou.
Segundo Zuleika “os ciclos de repetição dos acontecimentos na nossa vida sempre nos levam aos mesmos resultados. É urgente desenvolver um olhar dentro, inclusivo e capaz de envolver a consciência plena para projetarmos verdadeiramente um futuro promissor corrigindo a nossa rota. Esta abordagem visa contribuir para uma vida com reais possibilidades de progresso, sempre honrando o passado, tudo e todos que nos antecederam. Nada substitui tudo que se viveu na vida, mas temos o direito de desenvolver outros olhares. O entendimento interno dos Orixás pode ser o roteiro para uma vida extraordinária”.
Para a autora as religiões de matriz africana precisam ter voz neste novo momento da história humana. Segundo ela o livro inaugura um novo tempo, um olhar secular, agregador e generoso para todos que desejam tornar-se pessoas melhores.
“Os valores e virtudes estão muito além da religiosidade”
Zuleika Menezes é artesã e faz peças em barro cerâmico e pintura em porcelana. “Senti o desejo de aquarelar sem nunca ter tido contato com esta técnica. Apenas pintei e quis expressar, não somente o texto, mas uma beleza inspiradora que é a minha religião”, explicou a artista, que também foi responsável pelas ilustrações do livro.
A escritora também é mãe, professora, gestora de projetos, terapeuta, com formação em Astrologia, Tarô e Numerologia e Yalorixá do “Ilê Axé Omó Aganju”, em Araruama, fundado em 2000.
“Ministro cursos e palestras sobre Terapias Integrativas. Na Casa onde dirijo, existe uma sala de tratamento que atende com Reiki, Cura Prânica, Cristais e Cromoterapia, de forma gratuita e acolhedora no bairro Clube dos Engenheiros”, explicou sobre os outros trabalhos que desenvolve.
Conheça mais sobre a autora: