Ainda falando sobre a escolha na hora de optar pela educação dos nossos filhos, mais questões devem, ainda, serem observadas conforme o nível de educação.
Se o momento para escolher a escola dos filhos é o ensino infantil, vale ter em mente que nesta fase educacional as crianças precisam de espaço para pular, correr e se divertir. Por isso, os pais devem dar preferência às instituições que prezam o brincar, especialmente quando isso é feito ao ar livre, em contato com a natureza, animais, hortas e jardins. Quanto mais diversificadas forem as aulas, melhor. Seu filho precisa de vários estímulos para aprender. Por isso, questione se a escola oferece aula de música, artes, educação física, contação de histórias, dança, jogos e outras interações que estimulam a criatividade.
Também analise se a escola entrega tarefas de casa na educação infantil. Isso acontece porque a criança ainda não está madura para fazer sozinha. E mesmo que as crianças ainda não leiam, é importante que a escola desenvolva o interesse pela escrita e leitura. Por isso, é indispensável observar se ela possui livros disponíveis na altura das crianças, na própria sala de aula ou em algum espaço destinado a isso.
Caso o momento para escolher a escola dos filhos corresponda ao ensino fundamental, os pais devem atentar que nesta fase as crianças ainda precisam de espaço para brincar. Por isso, não devem abrir mão de uma escola com quadra de esportes, pátio e parquinho. Relacionado a isso, também é ideal que as salas tenham em torno de 25 alunos, no máximo. Os pais devem perguntar sobre os horários das aulas, qual o tempo de intervalo entre elas e se, nesse momento, as atividades são monitoradas ou livres.
Saber o preço dos itens vendidos na cantina da escola é outro fator importante. Aqui, os pais podem verificar se existe a possibilidade de abertura de conta, para ser paga no final do mês, e questionar se a escola permite que a família envie o lanche dos filhos.
Agora, se o momento para escolher a escola dos filhos ocorrer no ensino médio, é muito importante que os pais verifiquem se a instituição oferece uma programação direcionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou se também existe alguma formação técnica. Dessa forma, eles estarão planejando melhor sua formação acadêmica e profissional.