A Cronobiologia é uma ciência que se dedica ao estudo da relação entre o tempo cronológico e o nosso ritmo biológico e dos problemas que resultam da desregulação de ambos. (Almeida, 2018)
O tempo cronológico designa as horas e os dias, enquanto o ritmo biológico que também podemos designar por Ritmo Circadiano é o período diário sobre o qual se baseia o ciclo biológico dos seres vivos e que é influenciado pela variação de fatores diretos como hormônios e pela variação de fatores externos como a diferença da luz durante o dia e à noite, a variação da temperatura, à nossa alimentação e exercícios físicos. (Almeida, 2018)
Em relação ao sono, o nosso corpo tem a capacidade de sintetizar um hormônio chamado de Melatonina, que tem como principal função a regulação do sono. Este hormônio é influenciado pela luz e, à noite, quando nos encontramos num ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina no organismo aumentam e ficamos naturalmente com sono. Esta produção de melatonina é muitas vezes desregulada por causas simples como a falta de um ambiente propício, pois muitas vezes no período noturno nos encontramos por exemplo a trabalhar, ou porque estamos expostos à luz artificial do computador ou celular ou tablet ou até mesmo da televisão, ou simplesmente porque até estávamos com uma produção de melatonina adequada e tínhamos sono, mas contrariamos isso e decidimos não ir dormir. (Almeida, 2018)
Graças ao estudo da Cronobiologia foi possível começar a relacionar o sono com o horário das refeições e com o aumento de peso. e hoje, compreendemos o impacto que estes fatores têm num objetivo de perda de peso por exemplo. A Cronobiologia veio mostrar que devemos valorizar mais o nosso sono, não só em relação à quantidade de horas de sono em si, mas mais importante ainda, ao momento em que é realizado o sono, porque este tem características diferentes em horários diferentes e metabolicamente falando dormir 8 horas durante a noite não é igual a dormir 8 horas durante o dia, para além disso devemos ainda ter em conta a qualidade do descanso. Por isso é que muitas vezes em consulta insistimos muito com perguntas como: Costuma dormir bem? Quantas horas de sono? E na sua opinião, o sono é reparador? Acorda cansado/a?. Além disso, a qualidade do sono vai afetar os nossos mecanismos de saciedade e apetite. (Almeida, 2018)
Gostou ? Quer saber mais sobre esse assunto? Vem com a Nutri!
Débora Cherfan – Nutricionista Clínica formada há 16 anos pela Universidade Veiga de Almeida.
Pós graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo e em Nutrição Clínica Ortomolecular , Biofuncional e Fitoterapia pelo Centro Universitário Redentor.- UniRedentor. Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).