Se perguntarmos a algum araruamense o significado da palavra Araruama, dirão que a origem é Tupi, outros pensam que vem de Arara-uama, “bando ou ninhada de Araras”, além de “comedouro ou bebedouro das araras”, e uma terceira variação menos comum, sendo a raiz Iraruama que mudaria o sentido para “comedouro ou viveiro de lontras ou iraras” segundo Teodoro Fernandes Sampaio.
Não é comum a associação de “arara” à localidade Araruama, sendo um falso cognato. O historiador Sylvio Lamas de Vasconcellos, discute tais associações qualificando como fantasia ou “derivação cavilosa”, afinal o que as araras e lontras viriam comer e beber aqui? O principal autor sobre a história de Araruama rejeita todos os significados citados acima, ainda assim continuam permeando no imaginário do Município os fantasmas das araras.
Existe ainda uma explicação folclórica de Arthur Vale Junior: “era uma vez, um índio apaixonado pela índia Arara, que era filha do cacique da tribo, porém o índio achou que não era correspondido, e quando seguia para deixar a tribo, uma índia o confidenciou de que a formosa “Arara o ama” e com tal revelação ele voltou para os braços de sua amada e a localidade foi chamada de Araruama. Bem contada ou não, essa novela é propagada até hoje.
Nessa confusão sem fim, ainda existem outros significados interessantes. Martius coloca como significado de Araruama, Iriruáma – ami significa espremer, e ira significa mel, sendo assim mel espremer ou mel espremido, um tanto estranho não? Já para Dr. J. A. P. Drenkpol, Araruama pode ser explicado como: Ára-aruama. Ara significando dia ou tempo, e aruama significando quieto ou pacífico; ou Iryry-ama, ostra ou concha erguida, entre outros significados.
Sejam os Araruamenses apaixonados ou amantes das araras, do mel ou ainda confusos com tantos significados, o fato é que não há consenso sobre o significado da palavra, que sofreu alterações gráficas e fonéticas ficando hoje como Araruama. Assim a definição mais aceita cientificamente é de Pedro Guedes Alcoforado,que explica que os elementos como: irirú, arirú, ararú significam concha, e iama, uamá significam abundância. Definindo “Lagoa das conchas” ou “Abundância em conchas”.
Convido a todos a fazer uma leitura do pequeno capítulo, O Topônimo Araruama, do livro Apontamentos sobre Araruama, disponível na Biblioteca Municipal de Araruama e no centro de Memória Municipal, que homenageia Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, autor do livro base desta reflexão.