A Prefeitura de Saquarema, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, está realizando inspeções em supermercados, mercados, padarias e comércios do município para retirar das prateleiras os lotes da maionese da marca Fugini que foram fabricados com uso de aditivo alimentar vencido. A fiscalização cumpre a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que proíbe a comercialização do produto.
De acordo com a Vigilância Sanitária do município, 06 estabelecimentos de grande porte foram inspecionados nesta terça feira. Nesta quarta e durante o feriado de páscoa, as ações continuarão em outros estabelecimentos da cidade.
Conforme a Resolução da ANVISA n° 1.051, foram recolhidos todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com número de lote iniciando a partir de 354 ou qualquer outro lote com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024. Para as pessoas que eventualmente tenham a maionese de algum desses lotes específicos em casa, a orientação da Vigilância Sanitária é realizar o descarte, pois o produto não deve ser consumido.
Os comerciantes que insistem em expor os produtos nas prateleiras, desobedecendo resolução da ANVISA, estão sendo notificados pelas equipes da Vigilância Sanitária Municipal.



