A Lipodistrofia ou simplesmente Celulite é uma alteração estética da superfície da pele. Esse termo foi descrito pela primeira vez em 1920. A Celulite ocorre principalmente em mulheres, na região pélvica, membros inferiores e abdome, podendo acometer qualquer parte do corpo, exceto couro cabeludo, palmas das mãos e dos pés. É caracterizada por um aspecto de casca de laranja. (Schneider et al., 2011).
A origem exata da Celulite é desconhecida, porém fatores genéticos, emocionais, metabólicos, hormonais, além da idade, sexo, sobrepeso/obesidade, sedentarismo, fumo, roupas apertadas e má alimentação contribuem para o aparecimento da Celulite. (Schneider et al., 2011). A flacidez da pele é importante fator agravante da Celulite com o passar da idade, sendo mais visível nas mulheres com mais de 40 anos. (Hexsel et al., 2014).
Dietas ricas em gorduras e carboidratos ou mesmo o baixo consumo hídrico e excessivo consumo de sal agravam o quadro microcirculatório com aumento da resistência capilar, levando aos diferentes graus de Celulite. Açúcares refinados, alimentos gordurosos, chocolate, embutidos, snacks, álcool e refrigerantes são alimentos que agravam o quadro metabólico. (Schneider et al., 2011).
Conhecer e adotar cuidados alimentares e praticar atividade física são medidas as quais farão toda a diferença no tratamento da Celulite!!!
E você, como está se cuidando?
Bjs da Nutri. Débora Cherfan
Débora Cherfan – Nutricionista Clínica formada há 16 anos pela Universidade Veiga de Almeida.
Pós graduada em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo e em Nutrição Clínica Ortomolecular , Biofuncional e Fitoterapia pelo Centro Universitário Redentor.- UniRedentor. Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).