A ortorexia é um transtorno caracterizado por uma obsessão pela alimentação saudável. Normalmente a pessoa examina detalhes nutricionais dos alimentos, esquecendo algumas vezes do prazer em comer. É uma preocupação excessiva com a qualidade da alimentação, limitando a variedade e por isso é também caracterizada por uma dieta restritiva.
Podendo resultar em falta de nutrientes, ansiedade e isolamento. E é aí que o bem estar começa a ficar comprometido. Afinal, muitas das situações em que interagimos com amigos e familiares envolvem comida, e isso para um ortoréxico é conflitante.
Quem sofre desse distúrbio não se importa tanto com o ganho de peso e as calorias dos alimentos, mas sim com a “pureza” dos alimentos.
O tratamento com mais eficácia nesse caso de transtorno, também é o acompanhamento de um médico, um psicólogo e um nutricionista para que, juntos, desenvolvam um trabalho com êxito.
A imagem corporal é vivida por alguns indivíduos de forma muito intensa, e que algumas vezes pode ser definida como um transtorno alimentar.
Tomar atitudes extremas e obsessivas em busca da “perfeição física”, pode levar a pessoa ao descontrole emocional e físico, gerando problemas que necessitam de atenção médica e psicológica.
Sendo assim é importante ficar atento aos sinais e buscar auxílio para que sua saúde tanto física quanto emocional estejam alinhadas e saudáveis, proporcionando assim uma qualidade de vida melhor.