O Conselho Comunitário de Segurança de Araruama (CCS- AISP-25) realizou na última segunda-feira, dia 7, uma reunião mensal no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, ocorreu a cerimônia de posse da nova presidência do conselho. Agora o conselho é liderado agora pela Professora Valéria Amaral.
Ex-vereadora da cidade de Araruama, Valéria Amaral, concedeu uma entrevista ao Portal Costa do Sol, confira:
Entrevista com a Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Araruama, Valéria Amaral
Nos conte sobre sua trajetória no conselho e como se sente ao assumir a presidência?
Valéria Amaral: É uma grande satisfação assumir esse posto, pois já acompanho o conselho há muitos anos. Já tive a experiência de ser vice-presidente e também membro, então tenho um profundo conhecimento sobre o funcionamento e a importância desse órgão para a nossa comunidade. Sinto-me extremamente honrada e segura da responsabilidade que é assumir esse conselho. Meu compromisso é com toda a comunidade de Araruama, e estou dedicada a fazer o meu melhor para contribuir com uma cidade mais segura e acolhedora para todos os cidadãos.
Nos explique sobre as atividades do Conselho Comunitário de Segurança de Araruama e como ele é composto?
Valéria Amaral: O Conselho Comunitário de Segurança tem como objetivo integrar todas as forças de segurança, sejam elas civis, militares ou da guarda municipal, visando aprimorar a segurança pública em nosso município. Durante nossas reuniões, que ocorrem nas primeiras segundas-feiras do mês, temos a presença de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Guarda civil e Conselho Tutelar. Nessas ocasiões, discutimos questões relacionadas à mancha criminal e quais áreas do município estão sendo mais monitoradas.
Como a sociedade pode participar dessas reuniões e contribuir para a segurança do município?
Valéria Amaral: Os encontros do Conselho Comunitário de Segurança são abertos para participação da população. As reuniões mensais oferecem uma oportunidade para que os cidadãos possam discutir questões relacionadas à segurança pública e colaborar na busca por soluções em parceria com as autoridades competentes. A participação da sociedade é essencial para o sucesso do nosso trabalho. Nas reuniões, abrimos espaço para que os cidadãos possam expressar seus anseios e preocupações. Além disso, é uma oportunidade única para estarem diante de autoridades como delegados da polícia civil e o comandante da polícia militar. Ao final das reuniões, os participantes recebem telefones para contato direto, permitindo uma comunicação mais ágil e próxima com as forças de segurança.
Por Fernando Campos / Luigi do Valle