A Fisioterapia Uroginecológica tem ganhado espaço por auxiliar no tratamento de problemas Urinários, Proctológicos, Sexuais e Obstétricos.
Conversamos com a Dra. Cristiane Alves, fisioterapeuta especializada em Saúde da Mulher para poder esclarecer mais sobre a área.
O que é Fisioterapia Uroginecológica?
A Fisioterapia Uroginecológica é uma área da Fisioterapia que previne e trata os problemas Urinários (todos os tipos de incontinência urinária, bexiga hiperativa), Proctológicos (incontinência fecal, anismo, constipação crônica, dor anal e prolapso retal), Sexuais (dor na relação sexual, dificuldade de atingir o orgasmo) e Obstétricos (preparação para o parto normal, dor pélvica e lombar).
Eu também atuo na parte de Educação em Saúde fazendo palestras, lives e rodas de conversa sobre Saúde da Mulher e Sexualidade Feminina.
Em que casos a mulher deve buscar tratamento com a Fisioterapia Uroginecológica?
Todas as mulheres deveriam conhecer os seus músculos íntimos e saber cuidar deles no dia a dia. Com cuidados básicos a mulher pode ter uma vida sexual mais satisfatória e prevenir as patologias que falamos acima. Fica a dica para todas as mulheres: façam uma avaliação com uma Fisioterapeuta Uroginecológica.
E quando começar a observar qualquer sintoma diferente – perda de urina quando fizer esforço (tossir, espirrar, dar uma gargalhada), vontade súbita e urgente de urinar, não conseguir controlar a eliminação de flatos ou fezes ou dor na relação sexual você deve procurar a fisioterapia especializada. Nada disso é normal!!!
Sobre a sexualidade feminina? Quais problemas podem ser tratados?
A sexualidade feminina ainda é cheia de tabus, mitos e crenças. As mulheres tem muita dificuldade em falar abertamente sobre sexo e quando algo não vai bem nessa área é muito difícil pra mulher pedir ajuda.
A fisioterapia pode tratar o vaginismo (condição em que a musculatura da vagina se contrai involuntariamente quando vai ocorrer penetração ou a mulher vai fazer um exame ginecológico, muitas vezes impedindo o ato ou o tornando extremamente doloroso), anorgasmia (condição que causa incapacidade ou dificuldade de chegar ao orgasmo) e dispareunia (dor antes, durante ou depois da relação sexual). Além de todas as orientações sobre Sexualidade e autoconhecimento que toda mulher merece receber.
Pode ajudar em problemas de saúde em crianças e idosos?
Para crianças a Fisioterapia tem uma participação importante desde o desfralde – auxiliando as mamães e papais nesse processo, que pode ser um pouco mais trabalhoso para algumas crianças. Também tratamos o xixi na cama, incontinência urinária e incontinência fecal. Sim! Crianças sem alterações no seu desenvolvimento podem apresentar problemas como Incontinência Urinária e Incontinência Fecal. Na Fisioterapia utilizamos tecnologia de ponta e recursos lúdicos para que o tratamento se torne uma verdadeira brincadeira.
Em relação aos idosos – todas essas patologias vão ter incidência maior na terceira idade. Também é importante ressaltar que a Incontinência Urinária não é um sintoma normal da idade, como muitas pessoas pensam. Se o idoso começa a apresentar algum sintoma urinário ou fecal deve ser encorajado a procurar a Fisioterapia Uroginecológica. Inclusive, em casos de incontinência urinária por urgência, o idoso pode sofrer quedas ao correr para o banheiro, levando à fraturas e outros problemas.
Dra. Cristiane Alves
Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher
Instagram: @fisioterapiapelvicaararuama