Você já ouviu alguém falando: “cozinhar é minha terapia”, ou “correr é minha terapia”, “surfar é minha terapia”?…
Todas essas atividades são ótimas para se fazer e causam bem-estar, porém não significam que são terapia.
Terapia é uma intervenção que deve ser realizada com ajuda de um profissional habilitado a fim de obter um restabelecimento da saúde mental e do bem-estar do indivíduo, através de um tratamento específico.
Terapêutico é um meio de aliviar o estresse e promover também o bem-estar de forma que o prazer aparece como efeito terapêutico. Como por exemplo: ouvir música, pintar, meditar, ler, realizar esporte ou exercícios físicos, cultivar um jardim ou horta, ir à praia, enfim fazer alguma atividade que faz bem para pessoa, que proporciona uma sensação boa.
As coisas que são ou tem efeito terapêutico, que ajudam a pessoa a se sentir melhor não substituem uma terapia com um profissional habilitado. Essa sim leva a uma mudança, esse profissional ajuda a identificar os caminhos através da intervenção, para que o indivíduo desenvolva seu autoconhecimento e busque o seu bem-estar.
- Olá, meu nome é Isabella Bravo, sou Psicóloga, me formei em 2012 pela Famath. Minha linha de trabalho é a Terapia Cognitivo Comportamental. Sou especialista em Psicomotricidade e meu trabalho está direcionado para formação integral do indivíduo através do pensamento, sentimento e comportamento.