Considerado uma extensão do ambiente social da casa, o lavabo é indispensável em imóveis de alto padrão, uma garantia de valor agregado numa futura negociação do imóvel.
Em sua história, lavar as mãos fazia parte do ritual de muitas religiões da antiguidade; a palavra “lavabo” tem raiz Indo-Européia e significa justamente lavar ou limpar. Tornou-se então, um hábito mais popular na idade média, lavar as mãos antes das refeições, como forma de prevenção de doenças. Os lavabos eram pias exclusivas para essa finalidade ou simplesmente uma bacia e um jarro de água sobre um móvel.
Com o passar dos anos a concepção deste cômodo se desenvolveu pela necessidade de preservar a privacidade dos donos da casa e atender os visitantes (não precisamos correr para arrumar a bagunça das maquiagens e pasta de dente sem tampar para as visitas usarem nossos banheiros, quem nunca? rs). E com a modernidade este cômodo se tornou um espaço de decoração à parte, sempre ostentado por uma iluminação diferenciada, um papel de parede, peças decorativas e alguns acessórios como maquiagens para as mulheres. Todas essas liberdades de opções são permitidas por não ser um local completamente úmido.
Não é por ser um ambiente pequeno, às vezes até menor que a despensa da casa, que ele não precise de ventilação. Em alguns projetos sua localização não viabiliza uma janela, neste caso usamos uma ventilação mecânica ou forçada.
Então, respondendo a pergunta, quando planejar o projeto de sua casa, considere este pequeno ambiente. Ele vai atender e agradar suas visitas e é um cômodo pequeno, que só vai valorizar seu imóvel.
Lembre-se sempre de procurar um profissional para te auxiliar!
Boa semana. Até a próxima com idéias e novidades.