A taxa de positividade dos testes de covid-19 na cidade do Rio de Janeiro caiu para 6,8%, o menor percentual desde o início do ano.
O dado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou que, durante o período de pico da variante Ômicron, entre os dias 11 e 21 de janeiro, a taxa chegou a 43,6%.
O percentual calculado hoje significa que, em média, a cada 100 testes realizados na cidade, não chega a sete o número de resultados positivos.
Além de redução na positividade, houve queda expressiva da procura por testes rápidos de antígeno nas unidades de atenção primária e nos centros de atendimento e testagem. Segundo a SMS, o número de exames realizados por dia, que chegou a superar 100 mil, no momento está em cerca de 6 mil.
A prefeitura informa ainda que 50% da população carioca maior de 18 anos está imunizada com a dose de reforço, mas ainda há 670 mil que são aptos a se vacinar e não foram.
A dose de reforço é recomendada para todos com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose ou dose única há quatro meses. Para completar o esquema de vacinação, basta procurar um posto de vacinação do município.
*com informações da Agência Brasil.