São 125 posições de atendimento espalhadas em dez estações do metrô, além das 18 lojas Riocard Mais que realizam o serviço
Mais de 204 mil pessoas já se cadastraram ou reativaram o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) para ter direito à Tarifa Social no metrô. O desconto, subsidiado pelo Governo do Estado, passou a valer a partir desta quarta-feira (12). A passagem foi de R$ 6,50 para R$ 6,90. Mas, com o benefício, o valor cai para R$ 5. O passageiro pode fazer o cadastramento a qualquer momento.
Desde o início de março, o Governo do Estado, Riocard Mais e o MetrôRio atuam em conjunto para atingir o maior número possível de passageiros com informações sobre a nova tarifa metroviária. A maioria dos passageiros preferiu se cadastrar pelo site, e o reforço de atendimento nas estações facilitou a operação para os usuários neste primeiro dia.
Ao todo, são 125 posições de atendimento espalhadas em dez estações do metrô, além das 18 lojas Riocard Mais no estado que realizam o serviço. Vale ressaltar que o bilhete também pode ser habilitado pela internet no site da Riocard Mais (https://site.riobilheteunico.com.br/).
Com a implementação da Tarifa Social, os clientes cadastrados no Bilhete Único Intermunicipal (BUI) vão poupar R$ 83,60 por mês, considerando ida e volta em 22 dias úteis. A economia equivale a 16 viagens mensais.
Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 5 e 64 anos; ganho mensal até R$ 7.507,49; e possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal e vinculado ao próprio CPF. Quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao benefício.
SERVIÇO
POSTOS EXTRAS NAS ESTAÇÕES E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Carioca (7h às 19h)
Maracanã – (7h às 19h)
Siqueira Campos – (10h às 19h)
Jardim Oceânico – (10h às 19h)
Pavuna – (10h às 19h)
Coelho Neto – (10h às 19h)
Irajá – (10h às 19h)
Saens Peña – (10h às 19h)
São Conrado – (10h às 19h)
Botafogo – (10h às 19h)
TARIFA SOCIAL NO METRÔ
Como cadastrar o benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI)?
>> Para quem já tem o Bilhete Único Intermunicipal habilitado:
Nenhuma ação será necessária.
>> Para quem tem o cartão Vale-Transporte e não tem o BUI:
Os clientes devem procurar a empresa onde trabalham e solicitar o benefício.
>> Para quem não tem cartão Riocard Mais:
O caminho mais indicado é procurar uma das lojas Riocard Mais ou os postos extras de atendimento das estações Carioca/Centro e Maracanã. Os endereços das unidades podem ser consultados em https://ondeestamos.riocardmais.com.br/
>> Para o cliente que tem o cartão Expresso e não está cadastrado no sistema Riocard Mais nem no BUI:
1) Entre no site da Riocard Mais. Em seguida, acesse a seção “Para você” e clique no menu “Cadastrar-se”.
2) Preencha o formulário com as informações exigidas (este é o seu cadastro no sistema Riocard Mais).
3) Associe o seu cartão Riocard Mais ao seu CPF clicando em “Cadastrar Cartão” na página inicial.
4) Acesse o site www.riobilheteunico.com.br/declaracao e realize a declaração de renda para ter direito ao BUI.
5) Retorne ao site e entre com o seu login e senha na seção “Para você”. Depois, siga estas etapas: no menu, usuário> consulta e alteração> clique no seu nome> alterar> habilitar bilhete único> gravar.
Em caso de dúvida, consulte o vídeo a seguir com o passo a passo de como habilitar o Bilhete Único Intermunicipal: https://youtu.be/JXiioAC98Pc
Informações sobre o Bilhete Único Intermunicipal e regras do benefício podem ser encontradas no site https://www.riobilheteunico.com.br/.
Fonte e Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro