Foi iniciado, ao longo dessa semana, o curso gratuito de Apicultura Familiar para os produtores rurais do município de Iguaba Grande. A capacitação é feita através de uma parceria da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A iniciativa trabalha técnicas de manejo, trazendo qualificação aos produtores. O curso é dividido em três etapas: manejo básico, intermediário e avançado. O nível básico foi feito utilizando os apiários já existentes, localizados no bairro Sapeatipa Mirim.
Durante o curso, os produtores terão aulas teóricas e práticas, onde aprendem sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação e manejo de colmeias, procedimentos de colheita e processamento de cera. As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis.
“Esse foi só o início, nosso objetivo é capacitar cada vez mais os nossos produtores rurais para que eles possam exercer a função com segurança e maestria. Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo país e ganhando cada vez mais espaço na produção agropecuária.” Reforçou o secretário de Agricultura, Vagnei lessa.
A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca tem disponibilizado cursos gratuitos, frequentemente, em parceria com o Senar, os interessados devem procurar a sede da pasta, no bairro Sapeatipa Mirim, para se cadastrar e receber os informativos de novas turmas.