Vou explicar sobre a orientação solar e como ela compromete o conforto térmico.
A incidência da luz do sol é um dos fatores mais importantes a ser confirmado na hora de construir e até comprar um imóvel. Ela define grande parte do conforto térmico que você terá dentro da sua casa, proporcionando às pessoas uma permanência agradável ou desagradável nos espaços e até mesmo danificar os seus móveis e objetos.
Para cada tipo de ambiente necessita-se de uma quantidade de luz diferente, que está relacionada às atividades desempenhadas no local.
Por exemplo, os dormitórios, home offices, varandas, salas de estar e salas de jantar devem receber sol quase o dia todo. Porém, isso não deve ocorrer de forma agressiva, desagradável. Nesse caso, o mais recomendável é voltar suas faces para as orientações norte e leste.
Resumindo:
- A orientação Norte: recebe mais insolação diária. Além de economizar na energia elétrica, é possível garantir conforto térmico;
- A orientação Leste: recebe sol da manhã com raios solares menos intensos e calor ameno;
- A orientação Oeste: recebe sol da tarde e tende a ser mais quente, podemos então posicionar os ambientes de pouca permanência;
- A orientação Sul: recebe menor quantidade de raios solares, e isso faz com que os ambientes possam sofrer com umidade e sejam mais frios.
Lembrando que esses dados fazem relação com o hemisfério em que o Brasil se encontra.
Desta forma, os arquitetos tiram proveito da luz solar e desenvolvem volumetrias e aberturas (janelas, portas, painéis de vidro) preservando o bem estar dos usuários.
Vale ressaltar que estas avaliações influenciam diretamente no valor do seu imóvel, por isso uma assessoria de um Arquiteto para orientar e identificar qual melhor posição para se construir ou até qual melhor casa comprar, é super importante!
Boa semana e até a próxima com idéias e novidades.