Muitos falam sobre os benefícios de investir ao longo da sua vida. Hoje, vou fazer diferente, vou te mostrar os riscos de não investir.
Falta de Liberdade
As pessoas que não investem em uma renda extra raramente conseguem ter uma liberdade geográfica para viajar ou curtir a vida, portanto acabam ficando presas por conta da falta de dinheiro ou presos ao trabalho.
Aposentadoria Insuficiente
Vivemos em um país onde o teto da aposentadoria, muitas vezes, não é o suficiente para manter o padrão de vida desejado pela pessoa que passou décadas trabalhando.
Trabalho Eterno
A tendência é que, no Brasil, as pessoas ganhem menos dinheiro após a aposentadoria – cerca de 60% do salário que recebiam durante o período de atividade. Fato é que, na maior parte dos casos, esse dinheiro não é suficiente para a pessoa bancar os bens que adquiriu durante a vida, como seu carro e sua casa e, para mantê-los, precisa continuar trabalhando com trabalhos paralelos.
Única fonte de renda
Existe um ditado popular que é o seguinte: “quem tem um, não tem nada. Quem tem dois, tem um”. Seguindo esse raciocínio, quem depende apenas de seu salário como fonte de renda, corre sério risco de em algum momento perder 100% de sua receita, caso perca seu emprego, e literalmente entrar em falência.
É muito importante entender que investir não significa abdicar de todo o lazer e a diversão. A chave é, e sempre será, o equilíbrio. Ganha pouco? Invista pouco. O importante é manter-se investindo.
Para tirar dúvida, conhecer mais e outras dicas, não deixe de acompanhar nossa coluna e seguir nas redes sociais.
Até a próxima e bons investimentos.