No dia 20 de abril, a Reserva Biológica União recebeu o primeiro grupo de alunos após a pandemia. Ao todo, foram 18 estudantes da Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco, de Cantagalo. A visita teve como objetivo a conclusão das atividades do Dia da Água e das Florestas (21 e 22 de março, respectivamente).
As atividades começaram com a visita da equipe de Educação Ambiental à escola para detalhar a importância da Reserva Biológica União na preservação de mananciais importantes para as bacias dos rios Macaé, Ostras e São João.
A equipe fez um experimento com os alunos, chamado “caixa de erosão” que demonstrou a importância das florestas para a preservação dos rios.
As turmas foram recebidas pela equipe de Educação Ambiental na Reserva, no Centro de Vivência, onde tiveram uma apresentação sobre a história da Unidade de Conservação e seus objetivos de criação, bem como a demonstração de sua fauna, flora, recursos hídricos e serviços ambientais.
Os estudantes caminharam pela Trilha Interpretativa Inclusiva do Pilão e seguiram até um ponto onde puderam avistar uma das nascentes da Unidade de Conservação. Ao final da trilha, visitaram a Sala de Exposições.