Mais de dois terços dos quase 500 municípios do Rio Grande do Sul enfrentam há vários dias enchentes que já vitimaram mais de 100 pessoas, além de centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados e desalojados.
Em meio à tragédia, diversas organizações recebem donativos para ajudar as mais de 850 mil pessoas afetadas na maior crise climática da história do estado gaúcho. Quase 450 mil pessoas estão sem energia elétrica e mais de 880 mil sem abastecimento de água. Tanto as áreas da capital quanto dos vales devem continuar inabitáveis por semanas a meses, dependendo da quantidade de chuva que ainda deve cair na região.
Mas como ajudar os moradores do Rio Grande do Sul? Diversos grupos iniciaram campanhas para ajudar os gaúchos neste momento de necessidade. E hoje eu vou te sugerir algumas dessas iniciativas online.
A primeira delas é o próprio governo do estado do Rio Grande do Sul, que disponibilizou um site com informações de como ajudar: é o sosenchentes.rs.gov.br, inclusive com uma área só para desmentir fake news. Já o Ministério Publico do Estado do Rio Grande do Sul conta com o aplicativo Adote um Amanhã, para integrar as instituições carentes e os doadores.
Tem também entidades assistenciais que disponibilizam chaves pix para doações, como a Cozinha Solidária do MSTS, que distribui milhares de marmites diariamente (o Pix é enchentes@apoia.se), tem o Coletivo Alicerce, que distribui doações em comunidades mais carentes (o Pix é alicerce.juv@gmail.com, tem o Colo de Mãe, que acolhe pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias (o pix é somoscolodemae@gmail.com), e ainda a Deise Falci, que resgata animais perdidos ou deixados pra trás. O Pix dela é o deisefalci@gmail.com.
E você, já fez sua doação para ajudar o Rio Grande do Sul?
Me segue no instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!