Para evitar a disseminação do novo coronavírus e do vírus Influenza A – subtipo H3N2, que atualmente vem causando uma epidemia no Estado do Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária Municipal de Saquarema realizou neste sábado, 11, ações de fiscalização e orientação junto à rede hoteleira e às pousadas. As ações tiveram o objetivo de fazer valer o Decreto Municipal 2.201, em vigor, com relação ao cumprimento dos protocolos de combate à pandemia de Covid-19, que inclusive servem à prevenção de ambos os vírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados, por exemplo. Também foi checado o cumprimento da exigência de estarem todos hóspedes em dia com a vacinação contra o coronavírus.
Foi investigado, ainda, conforme solicitação da Vigilância Sanitária Estadual, se havia a presença de petroleiros com passagem recente pelos continentes africano e europeu, onde a variante Ômicron (B.1.1529) vem provocando elevação do número de casos de Covid, hospedados na rede hoteleira do município por questões de quarentena, conforme protocolos do Ministério da Saúde.
A Vigilância Sanitária Municipal de Saquarema seguirá realizando, sistematicamente, esse tipo de fiscalização com o intuito de preservar a saúde dos colaboradores e usuários desses estabelecimentos. Mais informações sobre o Decreto em vigor de prevenção à pandemia de coronavírus podem ser obtidas no link https://transparencia.saquarema.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/DEC-2201-2021.pdf. A vigilância Sanitária Municipal fica na Subsecretaria de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, na Rua Rio das Flores, 90, no Porto Novo, e denúncias relacionadas ao não cumprimento dos protocolos sanitários por parte dos hotéis e pousadas podem ser feitas pelo e-mail visasaquarema@hotmail.com. A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública também recebe denúncias pelo número 22 99600-8948.