Com a volta dos grandes eventos presenciais, o município de Saquarema tem se empenhado para manter-se como a Capital Nacional do Surfe.
Poucos dias após receber a etapa brasileira do WSL Championship Tour na Praia de Itaúna, a Prefeitura apresenta o SSXP – SuperSurf Experience – Pro nos dias 4 a 10 de julho na Praia da Vila.
Segundo a organização, cerca de 250 surfistas vão competir no evento válido como segunda etapa do novo Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf Pro, que está sendo realizado com o princípio da igualdade na premiação recorde para homens e mulheres.
O primeiro circuito promovido pela nova diretoria da Confederação Brasileira de Surf, comandada pelo presidente Teco Padaratz, foi iniciado com grande sucesso em Maceió, capital das Alagoas.
Apesar da participação de grandes estrelas do surfe nacional, inclusive vários ex-tops da elite mundial do CT, a nova geração largou na frente na corrida pelos títulos brasileiros da temporada. O potiguar Mateus Sena e a catarinense Tainá Hinckel, venceram esta primeira etapa na Região Nordeste do país.
O SSXP Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema será o primeiro na Região Sudeste e também vai distribuir uma premiação histórica de R$280.000 para as duas categorias.
A expectativa é de que o limite de 198 participantes na masculina e 48 na feminina seja atingido na Capital Nacional do Surf.
Além de definir os títulos brasileiros de surfe profissional, os 64 primeiros colocados do ranking masculino e as 24 melhores do feminino, se classificam para o Dream Tour da CBSurf de 2023.
O Portal Costa do Sol entrevistou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Badá, para saber as expectativas do município com o evento.
“A gente está muito feliz de, após o grande sucesso do Oi Rio Pro, emendar com SSXP na Praia da Vila, receber atletas do Brasil todo. É um campeonato que vai dar continuidade à movimentação da economia local, com pousadas, hotéis e restaurantes cheios. A gente está muito satisfeito com o momento que a cidade está vivendo”, destacou Badá.
“Estamos recebendo grandes eventos. A gente só tem a agradecer aos turistas, aos visitantes que têm dado feedback positivo com relação ao trabalho que tem sido desenvolvido no turismo esportivo da cidade. Vamos continuar nessa linha aí, tem muito mais eventos ao longo de 2022. Esperamos que o SSXP seja um evento de sucesso”, finalizou.
*Por Luiz Felipe Rodrigues, estagiário sob supervisão de Renata Castanho.