Prefeitura aldeense realiza 1º simpósio cultural nesta terça-feira (21)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, nesta terça-feira (21/05), às 13h30, o 1º simpósio cultural sobre os desdobramentos da abolição da escravatura. Para discutir o tema, foram convidados especialistas, acadêmicos, lideranças comunitárias, artistas, pesquisadores e moradores do Quilombo da Caveira. O evento terá início às 13h30 na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. A programação será aberta ao público e oferecerá certificado de participação. Para ter acesso ao certificado, os interessados deverão preencher um formulário on-line acessando o link: https://forms.gle/VWn6AgPBPAAZmdnL6.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, ressaltou a proposta do evento. “Com o simpósio, oferecemos um espaço para a reflexão crítica e o diálogo aberto, permitindo com que tenhamos uma compreensão mais profunda sobre a história e a formação da nossa cidade. Trazer esse tema para o centro das discussões é, também, preservar a nossa memória histórica e cultural, a história de luta e resistência do Quilombo da Caveira de São Pedro da Aldeia. Será uma excelente oportunidade de trocas e aprendizado”, destacou.

Acompanhando o secretário na abertura, também participarão o Procurador da República (PRRJ-SPA), do Ministério Público Federal, Dr. Leandro Mitidieri Figueiredo, e a diretora da Escola Municipal Quilombola, professora Joyce Ribeiro. Na oportunidade, a Companhia de Teatro Municipal apresentará o esquete “A Casa feita de cacos”, sob a direção da coordenadora Anna Fernanda Corrêa.

Durante o simpósio, os convidados compartilharão seus conhecimentos e vivências, com reflexões sobre os desdobramentos e as consequências culturais, históricas e sociais para o povo negro no município aldeense e entorno, após quase quatro séculos de escravatura. Serão abordados subtemas específicos, considerando a discussão sobre cultura e arte, economia criativa e gastronomia, educação, racismo e preconceitos, intolerância religiosa e ações comunitárias.

Os debates serão moderados pela assessora técnica de políticas culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Cleise Campos. “A oportunidade de reflexão sobre os desdobramentos após 13 de maio de 1888 é mais uma alternativa de valorização das grandes contribuições da parcela da população negra no Brasil em variados aspectos, como o cultural, social, educacional e econômico,” disse.

Entre os convidados do simpósio estão o conselheiro municipal de Cultura e líder comunitário do Quilombo da Caveira, Roberto Santos; a artesã, produtora cultural e conselheira de Cultura, Marlúcia Soares; a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Fernanda Costa; as professoras Juliana Pacheco e Silvia Rohen, da Coordenação de Educação Quilombola da Secretaria Municipal de Educação; a assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima; e a pedagoga, doutora em Educação e escritora Gessiane Nazario, além dos moradores do Quilombo da Caveira, João dos Santos e Fabrício Coelho.

A Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira fica localizada na Estrada da Caveira, S/N, no bairro Botafogo. A iniciativa tem o apoio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Simpósio acontecerá na Escola Municipal Quilombola do bairro Botafogo
Foto: Arquivo/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia