Foto destaque: Museu de Arte Antiga
Com a pandemia houve uma grande quebra na economia dos principais destinos turísticos no mundo, aqueles mais eleitos para viagem de férias. Portugal já há alguns anos é escolhido pelos europeus e, principalmente pelos brasileiros, pela segurança, facilidade com a língua e variedade de opções para o lazer.
Você pode escolher entre as belas praias do Algarve com águas límpidas e transparentes, como excelentes estadias na serra, ilhas, ou ainda visitar os belos Museus, uma história rica em tradição, desfrutar de uma gastronomia excelente, além do clima ameno da primavera.
É a segunda vez que visito Portugal, desta vez como cidadã portuguesa, e vou ficar por Lisboa, que é uma cidade linda, limpa e atraente.
Por aqui vou dar umas dicas para uma viagem tranquila, lugares e curiosidades por onde passar:
- Bom fazer o cartão internacional WISE, onde você pode adicionar a moeda que desejar, (no meu caso foram euros), sem precisar levar dinheiro em espécie ou levar apenas um mínimo para tomar um café no aeroporto. Ele é aceito em praticamente todo o comércio, e você pode sacar dinheiro em um banco multiuso (no Brasil seriam esses caixas eletrônicos com variedade de bancos);
- A viagem pela TAP (Transportes Aéreos Portugueses) é excelente, mas nessa época do ano, quando o verão se aproxima, a passagem encarece absurdamente. Logo, o melhor é planejar e comprar com uns 6 meses de antecedência. O vôo foi de cerca de 8:40h, diminuiu possivelmente por serem aeronaves mais potentes. Tem wifi para mensagens no WhatsApp, as refeições voltaram a ser servidas (estavam suspensas por conta da pandemia) e as máscaras são obrigatórias;
- Na saída do aeroporto em Lisboa, vale muito a pena comprar um chip com internet ilimitada numa loja chamada Vodafone (tem no 1º andar e no térreo) No meu caso, comprei por 10 euros e funciona perfeitamente;
- Os hotéis nos bairros mais famosos como Chiado, Castelo, Graça, Alfama, Real, etc, estão mais caros nessa época. Vale a pena pesquisar o airbnb.
- Chegando é só desfrutar das belas iguarias portuguesas, comida farta, feiras com frutas deliciosas, peixes variados. Agendar visitas a Museus (a maioria é de graça), algum fado que é uma tradição, castelos incríveis e miradouros.
Por Renata Castanho, de Lisboa – Portugal.