Ponte dos Leites, você conhece a história?

Localidade onde encontramos uma das Estações da antiga Estrada de Ferro Maricá, também foi lá que o naturalista Charles Darwin encontrou os vagalumes. Mas você já se perguntou o porquê do nome de Ponte dos Leites?

            Segundo o livro Apontamentos sobre Araruama, de autoria do Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, a explicação e fácil.

            O nome da localidade, Ponte dos Leites, se dá por ter sido residência de Bento Leite de Andrade, senhor de Fazenda e engenho de açúcar, e de seu filho o Capitão Francisco Leite Pereira de Andrade. Próxima à Laguna e próximo a um rio, que em determinada altura tem nome de Rio das Moças, o Senhor Bento Leite de Andrade fez uma ponte que passou a ser conhecida como Ponte dos Leites, assim como seu nome.

            A tal Ponte dos Leites aparece já em péssimo estado dentro dos relatos no livro: Viagens pelo Distrito de Diamantina e Litoral do Brasil, do naturalista Augusto de Saint-Hilaire, que visitou o Brasil entre os anos de 1816 e 1822. A ponte também aparece no Relatório da Assembleia em 1853, onde o Luis Pedreira do Couto Ferraz (Visconde de Bom retiro) dá a notícia de inauguração da Ponte em 1852, desta vez construída pelo Coronel Francisco Álvares de Azevedo Macedo.

            A importância da localidade de Ponte dos Leites está nos armazéns atacadistas que fazia dali um centro comercial, onde também existia um porto de embarque e desembarque, onde atracava um barco a vapor chamado ‘Evangelina’, da Firma ‘Jordão & Cia’, que fazia transporte de mercadorias de Cabo Frio e levava daqui de Araruama açúcar dos Engenhos do Capitão Francisco Leite e Capitão-mor Azeredo Coutinho.

            Mais curioso que o nome, é pensar que a tal Ponte dos Leites seria então a construção ou uma das construções mais antigas do Local que hoje conhecemos como Araruama, afinal a Fazenda Aurora foi construída em 1862, a Casa de Cultura terminada em 1871, a Antiga Casa de Caridade por volta de 1868, e a própria construção da Estação de Pontes dos Leites inaugurada em 1914.

            Se não sabia, assim como eu, você está sabendo agora! Se você leu essa coluna e gostou, compartilhe e comente para que eu possa fazer um texto sobre outro topônimo da cidade de Araruama! Até à próxima!

            O crédito da Imagem é do Ilustre Clóvis Brasil, grande artista Araruamense que nos privilegia com o Quadro em acrílico sobre tela, Estação de Pontes dos Leites anos 20, 2019.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia