A Polícia Civil montou uma força-tarefa com cerca de 200 envolvidos para ajudar no resgate às vítimas da chuva em Petrópolis e auxiliar a Defesa Civil. Foram mobilizados peritos legistas e criminais, papiloscopistas, técnicos e auxiliares de necropsia, servidores de cartório e de diversas delegacias da Região Serrana. Há também apoio terrestre e aéreo, neste caso com dois helicópteros.
Uma estrutura para a preservação dos cadáveres e identificação dos corpos foi montada no Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC) de Petrópolis, no bairro Correas. A 106ª Delegacia de Polícia, localizada no distrito de Itaipava, será a base para que a população registre boletins de ocorrências de crimes.
A Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) fará contato e atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do PRPTC.
Uma equipe da Delegacia do Consumidor fiscalizará eventual supervalorização de preços em estabelecimentos comerciais da região, e a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) atuará verificando aumento acima da média no preço de gás de cozinha.