Bora falar de notícia boa? E não é a Tekpix, mas sim o novo Pix!
O Banco Central oficializou o lançamento do Pix Automático, nova modalidade para pagar despesas recorrentes automaticamente. A função deve estar disponível a partir de abril de 2024. O novo serviço, a princípio, fica disponível para empresas de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos.
Companhias de serviços públicos, academias, escolas, condomínios e serviços de streaming são alguns deles. A novidade vai funcionar de maneira semelhante ao débito automático. O Pix Automático também será uma alternativa aos pagamentos recorrentes com cartão de crédito, inacessíveis a uma parcela significativa da população ou mesmo para pequenas empresas.
A nova modalidade do Pix poderá ser usada, por exemplo, para o pagamento de mensalidades de escolas e academias ou assinaturas de revistas e serviços de streaming, além de contas de água, luz e telefone.
Enfim, todas aquelas contas que você já sabe que tem que pagar todo mês. Também será possível autorizar o pagamento por meio de QR Code, pelo Pix copia e cola ou via iniciador de pagamento, podendo inclusive informar um limite máximo do valor a ser debitado mensalmente, além de cancelar a transação a qualquer momento.
Assim como na modalidade convencional, o Pix Automático será gratuito para as pessoas, mas poderá ser tarifado para as empresas que aderirem. A data certa do lançamento, no entanto, ainda não foi confirmada.
Me segue no Instagram @marcelosander. Por uma internet melhor para todos, até o próximo artigo!