Perfil de Investidor: qual a importância de saber o seu?

Definir o seu perfil de investidor será a primeira coisa que fará ao começar a investir. O Perfil de Investidor é um elemento determinante para o sucesso de uma pessoa no mundo dos investimentos e o desconhecimento desse assunto, poderia levar um investidor que busca segurança, a investir em produtos inadequados, que poderiam levá-lo a perdas significativas.

Afinal, o que é Perfil de Investidor?

Trata-se do conhecimento da sua Tolerância ao Risco, é praticamente a sua disposição de arriscar ou sua vontade de navegar em “mar mais calmo” com seus investimentos. Obviamente, os produtos mais arriscados oferecem retornos proporcionais, porém, requerem mais conhecimento e dedicação.

Além de ser uma instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a definição do perfil de investidor serve para que as corretoras de valores, lhe ofereçam serviços e investimentos de acordo com seu perfil. Tornando experiência de investir cada vez mais personalizada e aumentando a probabilidade de que atinja seus objetivos.

À medida em que você vai investindo e moldando seus objetivos, seu perfil pode ser modificado.

O perfil é identificado através de um questionário conhecido como Suibility que em tradução seria algo como Aptidão, ou seja, seu nível de conhecimento do mercado de capitais.

Quais são os perfis de investidor mais comuns?

Você já entendeu o que é o perfil de investidor e a importância de definir o seu, vamos ver os três principais.

Conservador – o perfil conservador é um dos que mais se destacam entre os demais, abrange quem não está tão disposta a correr grandes riscos. Geralmente, o investidor que possui pouco ou nenhum conhecimento sobre investimentos, se encaixa nesse perfil.

Moderado como o próprio nome sugere, o moderado é o perfil que fica entre o conservador e o arrojado. Isto significa que esse perfil de investidor tende a aceitar um grau mediano de risco, mas não está disposto a arriscar muito do seu capital.

Arrojado – o perfil arrojado é o extremo oposto do conservador. A sua característica mais marcante é a baixa aversão ao risco, em busca de rentabilidades atrativas. Porém, é importante destacar que o fato de ele correr riscos não significa ser aventureiro e não se preocupar com a proteção do seu capital. É exatamente o oposto disso.

O investidor arrojado é um estudioso constante do mercado, ele só aceita correr o risco elevado se conseguir vislumbrar uma grande possibilidade de ganhos.

Agora que já sabemos quais são e o quão importante é definir o seu Perfil de Investidor, reflita sobre seus objetivos, sobre o quanto conhece do mercado de capitais e bons investimentos.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Conteúdo não disponível para cópia